A aprovação do projeto que formaliza a bancada feminina na Assembleia Legislativa é mais um avanço na busca da participação da mulher nos espaços políticos, disse a psicóloga Rosa Maria (MDB). “É uma conquista importante das mulheres na política”, disse.
A coluna Palavra Livre do GDia, Rosa Maria ressaltou que a criação da bancada feminina que terá representação nas comissões permanentes e na mesa diretora do legislativo estadual “é um avanço significativo”.
“Hoje, são cinco parlamentares e em breve seremos mais. Ampliar a participação em todos espaços públicos é uma luta de todos, de homens e mulheres de bem”, disse a pré-candidata a deputada estadual nas eleições de 2 de outubro.
Sub-representação
Para Rosa Maria vencer a sub-representação feminina na política é uma etapa que deve ser estendida em todos os setores da sociedade. “Somos apenas 39 prefeitas, 51 vice-prefeitas e 579 vereadoras num universo de 4.644 parlamentares municipais nas 399 cidades paranaenses”.
“Modificar esse quadro requer, além de consciência política, garantir a presença da mulher na discussão dos orçamentos da saúde e da educação, por exemplo”, concluiu.