Os bancos funcionarão normalmente nesta quarta-feira (10). A data, que celebra o aniversário de Foz do Iguaçu, foi transformada em ponto facultativo por um Projeto de Lei, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Vereadores, e sancionado pelo prefeito Chico Brasileiro.
A mudança também vale para o feriado do dia 24 de junho, que celebra o dia do padroeiro São João Batista. Com o novo decreto as empresas podem optar por abrir ou não as portas. A iniciativa conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi) e visa reduzir os impactos econômicos e financeiros decorrentes da pandemia do novo coronavírus.
As contas que vencerem nesta quarta-feira poderão ser pagas na sexta-feira (12), porém com cobrança normal de tributos, taxas e multas decorrentes do atraso.
Na quinta-feira (11), dia de Corpus Christi, não haverá atendimento ao público.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que o feriado do dia 11 deverá ser respeitado em todos os municípios brasileiros, inclusive naqueles que eventualmente implementaram alguma forma de antecipação dessa data em virtude do combate à pandemia.
Desta forma, as agências permanecerão fechadas, sem atividades nos sistemas de transferência de reservas (STR), sistema especial de liquidação e de Custódia (Selic) e taxas de câmbio.
Com as agências bancárias fechadas no dia 11 de junho, estarão prorrogados para o primeiro dia útil subsequente todos os vencimentos de contas, incluindo os boletos e contas de concessionárias, agendamento de pagamentos e envios de transferências. Os terminais de autoatendimento, aplicativos de celular e internet permanecerão provendo os serviços de forma usual, como já ocorre em outros feriados bancários.
Por: GDia