Suspensos na manhã desta segunda-feira (14), por conta da baixa vazão do rio, os passeios foram retomados nesta terça-feira, quando o volume de água chegou a 673 mil litros por segundo
Por Assessoria
Os barcos do Macuco Safari voltaram a navegar em direção às Cataratas do Iguaçu, as 10h30 da manhã desta terça-feira (15). Foi quando os colaboradores da empresa que monitoravam o rio desde muito cedo, confirmaram a vazão de 673 mil litros por segundo. Um nível compatível com as embarcações e a navegação.
Por medida de segurança os passeios foram suspensos pela empresa no momento em que o volume de água no rio Iguaçu atingiu a marca de 594 mil litros por segundo. Um nível crítico, comparado ao volume normal que é de 1,5 mil litros por segundo.
No final da tarde desta terça-feira ainda havia pouca água. Entretanto, para os pilotos do Macuco, a maioria com mais de uma década de experiência, navegar no rio assim, com nível muito menor de água, não representa um problema. Significa apenas a necessidade de atenção redobrada, em virtude das pedras que estão em toda a parte.
Atenção especial aos turistas
A empresa montou uma estrutura para atender os turistas. Uma equipe reforçada pelos chefes do operacional fez o comunicado a todos e tratou de cada caso, individualmente.
Quem adquiriu ingressos para o passeio na segunda-feira e não teria condição de retornar no dia seguinte, foi reembolsado pela empresa. Já aqueles que optaram por aguardar a reabertura, tiveram o segundo ingresso ao Parque Nacional liberado pelo ICMBIO.
Ao longo da tarde desta terça-feira, com todas as etapas do passeio fluindo naturalmente, os costumeiros aplausos de turistas encantados pela beleza das Cataratas do Iguaçu e a aventura experimentada no Macuco Safari, voltaram a soar no desembarque das carretas, no edifício ambiental.
Foto: Marcos Labanca