Um menino que estava “morando” no Hospital da Criança e Maternidade, em São José do Rio Preto (SP), há mais de um ano, por conta de uma cirurgia no coração, foi transportado para a cidade de Foz do Iguaçu (PR) em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) móvel.
João Pedro nasceu em Mato Grosso e, com sete dias de vida, passou por uma cirurgia no coração. Desde então, ele ficou vivendo em um quarto no hospital de Rio Preto com a mãe, Cláudia.
Em junho de 2022, após a mãe da criança buscar ajuda para transportar o filho em uma UTI móvel até Foz do Iguaçu, local onde mora a família, a Vara da Infância e Juventude concedeu uma liminar obrigando o município de São José do Rio Preto e o estado a fornecerem o transporte para o menino, mas eles recorreram.
Em novembro, um juiz concedeu uma nova liminar, que também foi recorrida pelo estado e a prefeitura. Mãe e filho, então, continuaram “morando” no hospital.
Já no mês de dezembro, a Vara da Infância e Juventude mais uma vez decidiu a favor do paciente. João Pedro foi conduzido em uma avião equipado com uma UTI móvel, acompanhado de um médico e a sua mãe, para a cidade onde moram seus familiares.