Beto Richa tem nova vitória na Justiça e diz que o PSDB vai “voltar com força” em 2024

WhatsApp
Facebook

Richa: “O importante é que agora o judiciário possa corrigir todas as injustiças que foram praticadas ao longo dos últimos anos”

O ex-governador e deputado federal Beto Richa (PSDB-PR) obteve nesta semana uma importante vitória na Justiça do Paraná, ante processo de 2019, por supostas irregularidades na licitação de obras na PR-323, entre Maringá e Francisco Alves.

O arquivamento foi definido pelo juiz Roger Vinícius Pires de Camargo Oliveira, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba. Em passagem por Foz do Iguaçu, para a abertura do 26º Congresso Paranaense de Rádio e TV, Richa atendeu o GDia e falou ainda sobre a reorganização do PSDB no Estado e a pré-candidatura do ex-prefeito Sâmis da Silva.

Leia também

A decisão judicial que arquivou o processo de improbidade contra Beto Richa, contemplou outras sete pessoas e cinco empresas. “Foram quatro anos de sofrimento, de muita dor pela acusação infundada, leviana e que esta instituição do processo, prova de maneira cabal que de fato existia aí uma perseguição implacável a gestões públicas, tentando criminalizar, e principalmente gestores públicos que assim como eu sempre pautaram sua conduta na ética e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos”, disse.

O entendimento do magistrado, na avaliação dele, começa por um fim, “quando lá atras no auge da lava jato, não tinha espaço para verdade. Sempre continuei otimista e confiante na justiça, que um dia a verdade viria à tona e ela está vindo de maneira muito cristalina”. O ex-governador afiram que a decisão “faz muito bem” após um período duro. “Você constrói uma reputação ao longo da vida, zela muito pela imagem, até se tratando de uma figura pública como sempre fui”, afirmou, ressaltando que foi privilégio e honra governar o estado, “e ser acusado de algo que nunca devi. Isso é muito doido”.

Trajetória

Beto Richa recebeu, nas eleições de outubro dono passado, mais de 64,8 mil votos para deputado federal, sendo declarado eleito, assumindo a vaga de Jocelito Canto, que teve a candidatura indeferida sub Judite. Ele já foi prefeito de Curitiba e governador do Paraná de 2010 a 2018, quando deixou o cargo para concorrer ao Senado. Faltando poucos dias das eleições, ele chegou a ser preso com base em processo aberto após denúncias do Ministério Público (MP) e que agora foi arquivado.

“De falar em dor, a minha dor pessoal, o prejuízo político que tive, são imensuráveis e o sofrimento da minha família, isso não tem recuperação, são cicatrizes que acabam ficando impressas na alma”, disse o deputado. Que completou sobre o tema: “Mas é importante esta decisão, decisão clara e é importante que agora a justiça, o judiciário, possa corrigir todas as injustiças que foram praticadas ao longo dos últimos anos”.

Reconstrução

Há aproximadamente duas semanas, Beto Richa assumiu a presidência do PSDB no Paraná, com a missão de reconstruir e preparar o partido para a convenção nacional do partido, prevista para o final de novembro. Sobre o trabalho de buscar antigos e novos aliados, ele falou que tem encontrado muitas lideranças com o mesmo entusiasmo, “o mesmo ânimo e motivação que tenho, por ver que agora o PSDB começa a entrar em um novo momento”.

“Estamos com dificuldades, enfrentamos ai a política cítrica, o PSDB, devo admitir, se enfraqueceu nas últimas eleições, mas a nossa história de grandes realizações pelo Brasil, de referência de boas administrações de prefeituras de governos, isso é muito maior do que as dificuldades que enfrentamos nesse momento”, disse Beto Richa. Que prospectou: “Todos estão confiantes que vamos e que estamos dando a volta por cima e o PSDB vai voltar com força”.

Candidatura forte

Indagado sobre o ex-prefeito Sâmis da Silva, que integra os quadros do PSDB, Beto Richa disse que tem mantido contato seguido com o mesmo, inclusive “hoje ele ainda passou por aqui conversar comigo”. De acordo com o presidente estadual, Sâmis está muito animado e o nome dele vem crescendo de maneira muito forte, consolidada como pré-candidato a prefeito de Foz do Iguaçu.

“Fico feliz por ele pertencer ao PSDB e termos uma candidatura tão competitiva em plenas condições de vitória em uma cidade importante”, ressaltou. Beto Richa afirmou que tem uma admiração particular por Foz do Iguaçu, onde muitos anos passou as festas de final de ano “com a minha família toda e amigos. Por todas essas razões é uma alegria imensa de poder ter o Sâmis, um amigo em plenas condições em levar o PSDB à vitória nas eleições municipais do ano que vem”.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *