Depois do sucesso da sua 8ª edição, que aconteceu no Museu Oscar Niemeyer e em diversos espaços culturais de Curitiba, a Bienal de Quadrinhos aporta em Foz do Iguaçu entre os dias 26 e 27 de setembro, para na sequência chegar a Paranaguá (4 e 5 de outubro) e Pato Branco (8, 9 e 10 de outubro). As ações em diferentes cidades do Paraná fazem parte da Bienal Circula, promovida pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura, com apoio da Copel, da Randon RodoParaná e do Grupo Timber.
Em Foz, as atividades (veja programação completa abaixo) irão ocorrer no Mercado Público Barrageiro, e contemplam conversas com artistas convidados, oficinas, exposição e gibiteca móvel. “É um orgulho imenso contemplar as demais regiões do estado do Paraná. A Bienal é um evento concebido na capital, e é importante esse trabalho de expansão, criar estas articulações e conexões com editores, autores e artistas de outras cidades”, diz Luciana Falcon, uma das coordenadoras da Bienal de Quadrinhos de Curitiba.
A Bienal, desde sempre, busca descentralizar suas ações com o objetivo de ampliar a difusão dos quadrinhos e promover ações de incentivo à leitura em outros territórios, lembra o também coordenador do evento, Gilmar Kaminski. Nesta edição, a busca é por fortalecer a relação com cidades que já receberam atividades da Bienal, caso de Foz do Iguaçu e Pato Branco, e iniciar o diálogo com o público e a cena artística de Paranaguá, que recebe as ações do evento pela primeira vez.
Artistas convidados
Entre os artistas convidados estão Galvão Bertazzi, criador da série de tiras “Vida Besta”, que atualmente publica quadrinhos no jornal Folha de S. Paulo; Marília Marz, ilustradora, quadrinista, chargista, também colaboradora do jornal Folha de S. Paulo e autora da HQ “Indivisível”; e Mylle Pampuch, roteirista de HQs, produtora cultural e Mestre em Estudos de Linguagens.
Programação
DIA 26 – SEXTA-FEIRA
10H – OFICINA
Introdução aos Quadrinhos – Marília Marz
Oficina composta por partes teóricas e práticas, em que os alunos aprendem elementos básicos e essenciais das histórias em quadrinhos e as etapas envolvidas na produção de uma HQ. O objetivo final do curso será cada um dos alunos produzir uma página de quadrinhos.
15H – CONVERSA
Como eu cheguei aqui?
Com Galvão Bertazzi, Marília Marz e Mylle Pampuch. Mediação: Yuri Amaral. Os autores contam suas histórias pessoais desde seus primeiros contatos com a leitura de HQs até a decisão de se tornarem quadrinistas.
17H – ABERTURA DA EXPOSIÇÃO “Bienal de Quadrinhos Circula – Foz do Iguaçu”
Sessão de Autógrafos com os autores Marília Marz, Galvão Bertazzi e Mylle Pampuch. A exposição estará aberta à visitação entre os dias 26 de setembro e 11 de outubro.
DIA 27 – SÁBADO
10H – OFICINA
Publique seus quadrinhos: da ideia ao lançamento – Mylle Pampuch
Nesta oficina, a roteirista e produtora cultural Mylle Pampuch faz um guia pelo universo da autopublicação de HQs, mostrando um verdadeiro passo a passo sobre como lapidar ideias, escrever roteiros, produzir as páginas (mesmo que você não saiba desenhar!), financiar a produção e lançar sua HQ no mundo.
14H – OFICINA
Oficina de Quadrinhos Absurdos Baseados no Absurdo – Galvão Bertazzi
A oficina busca fomentar a criação improvisada e livre de quadrinhos e tiras de humor, explorando o absurdo cotidiano, política, sociedade e notícias com ironia, irreverência e descontração.
16H – CONVERSA
Roteiros de quadrinhos: ficções e adaptações
Mylle Pampuch fala sobre as diferenças nos processos criativos entre criar personagens e suas histórias, e adaptar histórias de personagens da vida real.
17H30 – CONVERSA
Produzir todo dia: o cotidiano do quadrinho para a imprensa
Entre reportagem em quadrinhos e a síntese do dia no cartum, o real atravessa de diferentes formas a obra desses autores. Galvão Bertazzi e Marília Marz explicam como é trabalhar para a imprensa.
O público também poderá conferir durante o evento a GIBITECA da BIENAL DE QUADRINHOS, com 50 HQS para consulta e leitura no local. Posteriormente ao evento as HQs farão parte do acervo permanente do Mercado Barrageiro.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz