Bienal de Quadrinhos chega a Pato Branco com exposição, oficinas e gibiteca móvel

Ações fazem parte da Bienal Circula, que já passou por Foz do Iguaçu e Paranaguá

24 yohke 2 Guilherme Match YOHKE
Foto: Divulgação

A Bienal Circula, que expande as atividades da Bienal de Quadrinhos de Curitiba para outras cidades do Paraná, chega a Pato Branco entre os dias 8 e 10 de outubro, com oficinas, conversas, exposição e sessão de autógrafos – veja programação completa abaixo. Promovida pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura, da Secretaria de Educação e Cultura de Pato Branco e com apoio da Copel, da Randon RodoParaná e do Grupo Timber, a Bienal Circula já passou por Foz do Iguaçu e Paranaguá e agora chega ao sudoeste do estado.

Todas as atividades têm entrada gratuita e acontecem na TecSul Pato Branco, no Parque Tecnológico e no Centro Cultural. “Descentralizar as ações da Bienal é uma premissa desde que ela existe. A Bienal Circula passou por Foz do Iguaçu e Paranaguá, fortalecendo a difusão dos quadrinhos e promovendo ações de incentivo à leitura”, diz Luciana Falcon, uma das coordenadoras da Bienal de Quadrinhos de Curitiba.

Artistas convidados

Em Pato Branco, os artistas Guilherme Match (PR), Helena Cunha (RJ/SP) e Lark (PR), ministram oficinas, participam de conversas, exposição e sessão de autógrafos.  Ilustradora e quadrinista semifinalista do Prêmio Jabuti deste ano por “Não Sou Orlando”, Helena Cunha também é autora de “Boa Sorte” e “Normal”. Fenômeno das redes, Lark é autora de “Como Lidar com seus Fantasmas” (2020), “Como Abraçar um Fantasma” (2022) e “O Livro dos Pássaros” (2023). Inspirada pela literatura e suas próprias experiências no mundo corporativo, Lark cria narrativas humorísticas que exploram as complexidades do cotidiano. Já Guilherme Match é quadrinista e ilustrador. Como autor, já escreveu e desenhou HQs como “Kophee” e “Memo”.

Programação
OFICINAS E CONVERSAS

QUARTA-FEIRA (8/10)
16h | Oficina – “Botando a Ideia Para Fora da Cabeça”, com Helena Cunha
Centro Cultural.
Oficina de roteiro para quadrinhos. Serão abordadas as etapas da elaboração de um roteiro e suas particularidades nos quadrinhos.

QUINTA-FEIRA (9/10)
16h | Conversa – “Como Eu Cheguei Aqui?”, com Guilherme Match, Helena Cunha e Lark, mediação de Greice Barros + abertura da exposição e sessão de autógrafos
Centro Cultural.
Guilherme Match, Helena Cunha e Lark contam histórias pessoais desde seus primeiros contatos com a leitura de histórias em quadrinhos até a decisão de se tornarem quadrinistas.

17h | Conversa – “O Trabalho e os Quadrinhos”, com Helena Cunha e Lark, mediação de Rodrigo Mello
Centro Cultural
Lark e Helena Cunha apresentam a perspectiva de autoras com personagens que não nasceram herdeiros e precisam trabalhar enquanto vivem suas vidas.

SEXTA-FEIRA (10/10)
10h | Oficina – “Criar Personagens Para Quadrinhos”, com Guilherme Match
Parque Tecnológico
A proposta é explorar o processo criativo do personagem, desenvolvendo opções e possibilidades de representação em estilos diferentes

14h | Oficina – “Storytelling & Subtexto”, com Lark
Parque Tecnológico
Nesta oficina, o público será levado a identificar nas histórias em quadrinhos (e em outras mídias também) a presença de analogias – ideias, mensagens e significados por trás das narrativas e dos personagens; e também ser capaz de utilizar estes conceitos e ferramentas na criação de histórias próprias.

19h | Conversa – “Escrever Quadrinhos Sobre o Que Realmente Importa”, com Guilherme Match e mediação de Rodrigo Mello
Centro Cultural
Criar quadrinhos pode ser extremamente desafiador e é importante que você esteja realmente interessado no tema da sua história. Como as experiências e perspectivas do autor influenciam na obra e por que alguns quadrinhos nos parecem mais interessantes do que outros?

9 de outubro a 16 de novembro| EXPOSIÇÃO E GIBITECA MÓVEL
Departamento de Cultura – Centro Cultural
Segunda a Sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h
No período noturno com agendamento no Departamento de Cultura: (46) 99136-9051


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz