Foro íntimo? Parece estranho, e é mesmo, mas foi este o principal argumento utilizado pelo presidente Jair Bolsonaro para demitir seu agora ex-ministro Gustavo Bebianno (Secretaria Geral). Talvez, pela primeira vez um presidente alega questão de “foro íntimo”, isto é, um motivo de ordem pessoal, que nada tem a ver com o interesse público e que, portanto, nem precisa de explicações, ressaltou a imprensa nacional. As explicações já são de conhecimento geral e tem a ver com o filho presidencial Carlos Bolsonaro.
X 9? Carlos Bolsonaro, que é vereador do Rio de Janeiro e não faz parte do governo, como se tornou público, resolveu brigar com Bebianno. O motivo não teria sido o dinheiro partidário repassado aos candidatos-laranja do PSL. Segundo consta, era por que o mesmo recebia em seu gabinete jornalistas do Globo e da Veja. Bebianno seria um X 9, como são denominados os “vazadores” de informações.
Reação? Diz o ditado que toda ação tem uma reação. Quais serão os próximos capítulos desta novela?
Colit esvaziado O governador Ratinho Junior assinou, na quarta (14), medida retirando atribuições do Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense (Colit). O Decreto 518/2019 revogou parte do Decreto 7.948, de 2017, para retirar as funções de conceder anuência do Conselho aos procedimentos de licenciamento ambiental e autorização florestal encaminhados pelo IAP.
Esvaziado II Também estabelece que a mudança do regimento interno do Colit não precisa mais de proposta do Pleno e ser aprovada pelo governador, adianta Gustavo Aquino, no Correio do Litoral. Agora pode ser feita por ato administrativo do presidente do Colit, que é sempre o secretário estadual da área do meio ambiente, atualmente Márcio Nunes.
Esvaziado III A medida foi comemorada por entidades empresariais como a Feturismo. “Uma vitória do empreendedorismo e da Feturismo, principalmente para o desenvolvimento do Litoral, pois uma nova era vem aí e aponta no horizonte do mar”, afirmou Fábio Aguayo, vice-presidente da entidade.
Cassado A corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná decidiu ontem (18) pela perda do mandato eletivo do presidente da Câmara de Vereadores de Paranaguá, Marquinhos Roque (Pode). A decisão foi unânime.
Refresco Adianta o Blog do Tupan que os 399 municípios do Paraná receberão R$ 7,5 bilhões referentes à arrecadação do ICMS em 2019. A cota individual foi fixada no ano passado, em novembro, calculada a partir da proporção média da circulação de mercadorias, área total, percentuais relativos às áreas de preservação ambiental, produção agropecuária, população rural e número de propriedades rurais.
Enxurrada de candidatos A próxima eleição será apenas non dia quatro de outubro de 2020, mas os partidos já estão se mexendo. O que não falta é político tentando se viabilizar. Em Curitiba, ao menos 12 candidatos planejam disputar a sucessão de Rafael Greca (PMN), como adianta o Blog do Tupan.
Enxurrada II São eles Ney Leprevost (PSD), Fernando Francischini ou Felipe Francischini (PSL), Goura (PDT), Dr. Rosinha (PT), João Arruda (MDB), Leandre (PV), Luizão Goulart (PRB), Cida Borghetti ou Maria Victoria (PP), Jorge Bernardi (Rede), Galo (Pode) e Chirstiane Yared (PR).
Ronildo Pimentel
Editor