Presidente diz ser ‘quase certo’ que antecipação do horário deixará de existir
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (5) que pretende acabar com o horário de verão no país.
O repórter Sérgio Dávila, da Folha de S.Paulo, participou do café da manhã com o presidente e adiantou que Bolsonaro assegurou que o fim da antecipação em uma hora do relógio está quase certa pelos estudos obtidos pelo Ministério de Minas e Energia.
“Não teremos horário de verão. Quase certo, pelo estudo que tenho”, disse Bolsonaro, relembrando que em março, o deputado federal João Campos (PRB-GO) defendeu que o horário de verão seja extinto no Goiás.
“O João Campos fez um arrazoado para não ter horário de verão”, disse o presidente no encontro com jornalistas no Palácio do Planalto.
Contexto
O horário de verão foi adotado pela primeira vez no país no fim de 1931, com a finalidade de economizar energia elétrica nos meses mais quentes do ano. Foi aplicado sem interrupção nos últimos últimos 35 anos.
Pesquisas mostram, no entanto, que a eficiência na economia de energia vem caindo ano após ano. Um estudo divulgado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), considerou nula a economia de energia durante o horário de verão 2017/2018.
De acordo com o relatório, a redução apresentada em análises durante o horário de verão também foram verificadas em outros períodos, antes mesmo dos ajustes no relógio.
AQUI para ler o restante do artigo