Bombeiros militares do Paraná estão colaborando desde segunda-feira (12) no enfrentamento de um incêndio de grandes proporções em um edifício em construção em Ciudad del Este, no Paraguai, próximo à fronteira com o Brasil, em Foz do Iguaçu.
O prédio afetado é uma estrutura em obras de cerca de 25 andares, localizada no centro da cidade e a aproximadamente 650 metros da Ponte da Amizade.
Segundo os Bombeiros Voluntários do Paraguai, não há registro de vítimas desaparecidas ou feridos no local.
Leia também
O incêndio teve início entre o 11º e o 12º andares do edifício, porém as equipes locais enfrentaram dificuldades para controlar as chamas devido à altura do prédio e à ausência de sistemas de prevenção contra incêndios.
Os primeiros bombeiros paranaenses foram acionados ainda na tarde de segunda-feira, após um pedido de apoio da Central de Bombeiros de Ciudad del Este ao 9º Grupamento de Foz do Iguaçu, e com autorização do governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Até o momento, foram enviados ao local 12 bombeiros, duas caminhonetes e dois caminhões, além de diversos equipamentos, para auxiliar no combate às chamas.
Inicialmente, dois bombeiros paranaenses prestaram apoio às equipes paraguaias levando equipamentos para a fase de rescaldo do incêndio, extinguindo pequenos focos de fogo dispersos no edifício na noite de segunda-feira.
No entanto, na manhã desta terça-feira (13), o incêndio recrudesceu e uma equipe maior, composta por 10 profissionais, foi deslocada ao local para auxiliar os bombeiros paraguaios.
Entre os equipamentos enviados pelo 9º Grupamento de Foz do Iguaçu estão 11 galões de Líquido Gerador de Espuma (LGE), cilindros de ar e uma cascata móvel para o abastecimento dos cilindros no local.
Dada a falta de uma estrutura própria de combate a incêndios no prédio, as equipes de bombeiros precisaram instalar mangueiras pelas escadas do edifício por mais de 10 andares.
A presença de equipamentos eletrônicos em alguns pavimentos gerou uma densa fumaça no interior do prédio, dificultando ainda mais o trabalho das equipes.
Uma área ao redor do edifício permanece isolada para as operações de combate ao fogo.
Bombeiros trabalham em conjunto para combater chamas
Além dos bombeiros paranaenses e locais, equipes da Itaipu Binacional e das cidades paraguaias de Minga Guazú, Presidente Franco e Hernandarias também estão colaborando na ação.
Abaixo video feito pelo Leitor William H Guimarães as 18 horas desta terça (13) ainda mostra uma grande quantidade de fumaça saindo do edifício.