O 9º Batalhão de Bombeiro Militar, em Foz do Iguaçu, sediou nesta terça-feira (30) o 1º Encontro e Workshop do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar sobre atendimento a pessoas autistas em situações de emergência.
O evento reuniu cerca de 200 participantes, entre profissionais de segurança pública, professores e terapeutas da região, e reforçou a integração entre diferentes áreas em prol de um atendimento mais humano, seguro e eficaz para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Na programação, o Major QOBM Murilo Sinque apresentou a palestra “Atendimento Emergencial a Pessoa Autista”.
Leia também
Bombeiros resgatam três cachorros durante incêndio em Foz do Iguaçu
Já a Dra. Elizangila Leite trouxe a “Perspectiva médica e do Autista sobre o Atendimento Emergencial”. Por fim, o Dr. Thiago Castro abordou a “Perspectiva médica sobre o Atendimento Emergencial”.
Além das palestras, os participantes acompanharam um treinamento de contenção de pessoas autistas em crise, com foco em técnicas seguras que evitam ferimentos, e uma simulação de atendimento automobilístico, mostrando como adaptar protocolos em situações que envolvem pessoas com TEA.
O evento contou com a colaboração do Centro de Adaptação Neurológica Total Nosso Canto, da Blua Pediatria do Dr. Thiago Castro, da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Turbo Treinamentos e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, instituições parceiras que contribuíram para o fortalecimento das discussões e práticas voltadas ao atendimento inclusivo.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz