Cabeza News de quarta, 19

WhatsApp
Facebook

Secretariado enxuto
O governador eleito Ratinho Junior afirmou ontem (18), na diplomação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Curitiba, que está próximo de fechar a escolha dos secretários de seu futuro governo. E reafirmou a intenção de cumprir a promessa de campanha de reduzir pela metade o número de Pastas. “Muito provavelmente de 28 vai vir para 15 secretarias”, previu.

Bom momento
Ratinho também destacou o que classificou como um “bom momento político” para o Estado. “Há muito tempo não existia um alinhamento tão bom do governador com o vice-governador e também com os três senadores da República que representam o nosso estado. Temos que aproveitar esse momento de bom entendimento para trazer muitos frutos para o Paraná. Esse é o nosso compromisso”, garantiu.

Praxe
A diplomação é indispensável para a posse dos candidatos eleitos e é, portanto, o passo para que eles assumam os cargos que disputaram. Além de Ratinho, foram diplomados o vice-governador Darci Piana, os dois senadores eleitos Oriovisto Guimarães e Flávio Arns, além dos 30 deputados federais e 54 deputados estaduais.

Sufoco
Mas nem tudo foi motivo de festa na diplomação, que aconteceu no Teatro Positivo. O jornalista Pedro Ribeiro, do Paraná Portal, relatou o drama dos profissionais de imprensa, que ficaram sitiados no fosso em frente ao palco principal, “como se fossem gados presos em curral”, disse.

Sufoco II
Uma jornalista, ainda segundo Ribeiro, passou mal e precisou sair do ambiente para respirar, devido ao calor, mas foi impedida de retornar ao trabalho. Outra repórter, grávida, precisou ir ao banheiro e foi acompanhada de segurança. Mesmo com o desconforto, dezenas de cadeiras permaneceram vazias durante a diplomação, por uma “questão de logística”, segundo o TRE.

Nem foi, …
… e já voltou! O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como a coluna antecipou, se preocupou ontem (18) em recriar, sem qualquer discussão entre os membros, o auxílio-moradia de até R$ 4.377,73 para magistrados de todo o país. Os requisitos para eles pedirem o “benefício” chegam à raia do absurdo, típico “mamão com açúcar”, como comentou um cabezão de plantão.

Nova direção
Os vereadores de Foz do Iguaçu elegeram ontem Beni Rodrigues para presidência da Câmara de Vereadores nos próximos dois anos. A nova Mesa Diretora terá ainda Nanci Rafagnin Andreola e João Miranda (1º e 2º vices-presidente) e Rosane Bonho e Edson Narizão (1º e 2º secretários).

Nada muda
Quem aposta em mudança, pode não se dar bem nas presidências da Câmara e do Senado Federal. O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o senador Renan Calheiros (MDB-AL) são favoritos para chegar aos cargos a partir de fevereiro de 2019, quando ocorre a eleição.

Nada muda II
Maia já é presidente da Câmara e Renan tenta voltar ao cargo pela quarta vez. Ambos, como revelaram deputados e senadores eleitos, reeleitos ou em final de mandato, deverão ter protagonismo na próxima legislatura, segundo revelou pesquisa do Painel do Poder, do Congresso em Foco.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *