Sem lista …
… com apreensão. A coluna recebeu, no final da tarde de ontem (6), uma denúncia envolvendo o transporte de turistas na fronteira de Foz do Iguaçu com Puerto Iguazú (Brasil com Argentina). Condutores brasileiros de táxis e veículos de turismo, estão sofrendo com a fiscalização no lado argentino, no momento de levar turistas para ver as Cataratas ou mesmo fazer as tradicionais compras na Feirinha, visitar os cassinos ou o centro de Puerto Iguazú. Como se trata de viagem curta, muitos não levam a lista de passageiros e na hora da fiscalização, são multados em até P$ 85 mil (aproximadamente R$ 9 mil).
Apreensão II
De acordo com a denúncia, com fotos e áudios distribuídos pelas redes sociais, mesmo com apenas um passageiro, o veículo é aprendido, em operações realizadas pela Dirección de Trânsito de Iguazú. A recomendação é que todos levem a lista com os dados exigidos.
Joice x Major
A deputada federal eleita por São Paulo, a jornalista paranaense Joice Hasselmann (PSL) e o depuutado federal Major Olimpio (PSL) estão em rota de colisão. O motivo? Ambos querem a liderança do partido na Câmara. Joice ganhou uma pequena vantagem com a desistência do também deputado federal Julian Lemos, que decidiu apoiá-la. Isto tudo sem começar a legislativa. Imagine, caro leitor, como será a partir de 1º de fevereiro de 2019.
Conflito indígena
O Sindicato Rural de Cascavel recebe hoje (7) a última reunião do ano do Nurespop (Núcleo Regional dos Sindicato Rurais do Oeste do Paraná). Na pauta o conflito entre produtores rurais e índios em Terra Roxa, Altônia e Guaíra, situação bastante agravada nos últimos meses. O encontro começa às 8h30, no auditório do sindicato de Cascavel.
Indígena II
Os problemas com a demarcação indígena começaram em outubro, após a Funai publicar no Diário Oficial da União a demarcação de áreas. O despacho apresentava o resultado de um estudo coordenado pela antropóloga Marina Vanzolini Figueiredo que identificou uma área de aproximadamente 24 mil hectares.
Indígena III
Porém, nesta área estão 172 propriedades rurais legalizadas e produtivas, segundo os agricultores.
Bloqueados
A 4ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba determinou liminarmente o bloqueio de bens do ex-governador Beto Richa (PSDB), que ocupou o cargo no período de 2011 a 2018). A medida atende pedido do MPPR, em ação civil pública que requer a restituição de R$ 19.895.333,61 (em valores atualizados), gastos com propaganda irregular em 2007 e no primeiro semestre de 2008, quando o político era prefeito da capital e pretendia concorrer às eleições de 2008.
Licitações
A comissão especial da Câmara dos Deputados sobre a proposta de nova lei das licitações (PL 1292/95 e 239 apensados) aprovou quarta (5), por 17 votos a 1, um novo substitutivo apresentado pelo relator, deputado João Arruda (MDB-PR). O texto segue agora para análise do Plenário da Câmara.