A proponente, vereadora Yasmin Hachem, disse que a moção reflete a solidariedade do povo de Foz do Iguaçu com aqueles que sofrem as consequências da guerra
A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu aprovou na manhã desta segunda-feira, 27 de novembro a Moção de Repúdio nº 18/2023, proposta pela vereadora Yasmin Hachem (MDB), contra o que o documento define como genocídio do povo palestino na Faixa de Gaza. A iniciativa, assinada por outros 12 vereadores, destaca o posicionamento contra os eventos trágicos que assolam a região, enfatizando a necessidade de promover a paz e a proteção dos direitos humanos para todos os habitantes da área de conflito.
Segundo a vereadora Yasmin Hachem, a moção “reflete a solidariedade do povo de Foz do Iguaçu com aqueles que sofrem as consequências desse genocídio. Essa moção quer reforçar o compromisso desta legislatura com a paz e aqui eu quero agradecer aos meus pares que assinaram e dessa forma podemos nos expressar o que é certo e podemos rechaçar aquilo que é errado. O que acontece hoje na Faixa de Gaza não é um conflito entre dois povos, é um massacre”, declarou Yamin.
Leia também
- Agência do Trabalhador de Foz começa semana com mais de 170 vagas de emprego
- Raiz do rap em Foz do Iguaçu, ZeroPontoUm reúne grupo para show após mais de 15 anos
“Nós vamos continuar repudiando qualquer tipo de massacre, qualquer tipo de genocídio, qualquer tipo de guerra. Nós vamos continuar falando, lutando contra o genocídio que está acontecendo e em defesa das pessoas que estão sendo mortas por bombas, estão morrendo de fome, morrendo por falta de atendimento. Não podemos achar que isso é normal”, ressaltou a vereadora Anice Gazzaoui (PL).
O vereador Adnan El Sayed (PSD) expressou que “é inadmissível que em pleno século XXI tenhamos ainda um genocídio na tentativa de exterminar um povo como um todo. Essa matança que está acontecendo em Gaza nos sensibiliza, sensibiliza o mundo e o mundo está se levantando em todos os lugares para prestar essa solidariedade e pedir uma solução que dê ao povo palestino a oportunidade de serem livres”.
Projetos aprovados
Durante a sessão foram apresentados 2 novos projetos, 2 requerimentos, 11 indicações e foram aprovados seis projetos encaminhados pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, os quais visam regularizar ou propor a cessão de uso de imóveis para seis entidades: Na pauta constam seis projetos da Prefeitura regularizando ou propondo cessão de uso de imóveis para entidades: Associação Ciclística Cataratas do Iguaçu – ACCI, Associação Caminho do Céu de Apoio e Resgate de Vidas – ACARVI, Associação Cidade Nova Informa – CNI, Associação Esportiva JUDOFOZ, Associação de Travestis e Transexuais de Foz do Iguaçu – Casa de Malhú, Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia – ADERE
Contas do Executivo são aprovadas
Em uma sessão extraordinária, por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 25/2023, foram aprovadas as contas do Poder Executivo de Foz do Iguaçu referentes ao ano de 2021. A proposta, elaborada pela Comissão Mista da Câmara, segue os parâmetros da análise prévia realizada pelo Tribunal de Contas do Estado. Foram 12 favoráveis à aprovação das contas com votos contrários dos vereadores Cabo Cassol (Podemos), Galhardo (Republicanos) e Marcio Rosa (PSD).