Câmara de Foz homenageia Yara Barros pelo trabalho na área de conservação ambiental

Yara é responsável pelo Projeto Onças desde 2018 e coordenadora executiva do Plano de Ação Nacional para a Conservação de Grandes Felinos desde 2024

IMG 6791

O Legislativo de Foz entregou, nesta quarta-feira (09), a Moção de Aplauso n° 9/2025 à bióloga Yara Barros, Coordenadora do Projeto Onças do Iguaçu. A homenagem, de autoria do Vereadora Valentina (PT), reconhece publicamente o trabalho da bióloga na atuação na conservação ambiental global, em especial em Foz do Iguaçu–PR, em que desenvolveu ações para a proteção da biodiversidade no Parque Nacional do Iguaçu.

O trabalho de Yara representa a valorização da ciência, a proteção ambiental e o protagonismo das mulheres na pesquisa e na liderança de políticas conservacionistas. “É responsabilidade de todos nós garantir que essas onças continuem existindo. Isso só é possível porque temos o Parque Nacional preservado, que não é apenas um atrativo turístico, mas uma verdadeira fonte de vida em um estado marcado pelo desmatamento”, destacou a bióloga.

Leia também

No dia 30 de abril de 2025, a referida cientista foi agraciada com o Whitley Award for Nature, considerado o mais prestigioso prêmio de conservação ambiental do mundo, conhecido internacionalmente como o “Oscar Verde da Conservação”. A premiação ocorreu na cidade de Londres, Inglaterra, e homenageou iniciativas exemplares de conservação da natureza desenvolvidas por lideranças de diversos países.

Yara é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre e Doutora em Zoologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Yara é responsável pelo Projeto Onças desde 2018 e coordenadora executiva do Plano de Ação Nacional para a Conservação de Grandes Felinos desde 2024.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz