Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu tem uma das maiores renovações da sua história

WhatsApp
Facebook

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu teve, nas eleições do último domingo (15 de novembro), uma das maiores renovações de sua história, com a eleição superior a 87% de novos vereadores. Dos 15 atuais parlamentares, um não tentou novo mandato, enquanto apenas dois se reelegeram. Conheça um pouco dos futuros legisladores e suplentes e a votação de cada um.

A eleição deste ano foi a primeira sem coligação proporcional, quando partidos ficaram sem o recurso de juntar seus candidatos em apenas uma chapa. A mudança na legislação foi implantada para valorizar mais os partidos e acabar com o chamado “Efeito Tiririca”, quando um candidato faz votos além do necessário para garantir uma cadeira, arrastando outros postulantes que tiveram votação menor.

A vereadora Anice Nagib Gazzaoui conseguiu a reeleição pelo PL, partido pelo qual se filiou este ano, com 1.394 votos. Natural de Telêmaco Borba (PR), Anice é advogada e vai cumprir o terceiro mandato na Câmara de Foz do Iguaçu. 

O vereador Rogério Jorge dos Santos Ferreira Quadro (PTB), é o segundo da atual legislatura a garantir a reeleição. Rogério, que já foi presidente do legislativo, recebeu 1.699 votos. Ele é policial civil e atuou na Promotoria de Investigação Criminal e no Gaeco. Edivaldo Alcântara de Oliveira é o segundo parlamentar do PTB. Motorista do transporte coletivo de passageiros, recebeu 1.610 votos.

Retorno

O advogado e contador consultor, Ney Patrício da Costa (PSD), está retornando a Câmara após receber 2.000 votos no domingo. Ele é natural de Araruna (PR) e vai cumprir o terceiro mandato no legislativo, onde já exerceu o cargo de presidente. Ney também atuou como secretário municipal da Fazenda e do Governo.

Karl Stoeckl, o Kalito, recebeu 2.011 votos pelo PSD e garantiu o primeiro mandato como vereador. Ele é natural de Foz do Iguaçu, formado em Administração pela Unifoz e concorreu ao cargo pela segunda vez. Kalito tem atuação forte na defesa do meio ambiente, esporte e cultura e até recentemente foi chefe de Gabinete do prefeito Chico Brasileiro (PSD).

O mestre em Economia e professor universitário Adnan Abdallah El Sayed (PSD) tem 37 anos e se elegeu com 1.920 votos. Natural de São Paulo (SP), é casado e atua como empresário. O também advogado Jacy Freitas recebeu 1.483 votos e completa a bancada do PSD, a maior da próxima legislatura com quatro parlamentares.

Mais eleitos

O Democratas garantiu duas cadeiras na Câmara de Foz, a partir de janeiro de 2021. Os eleitos são João José Arce Morales de 40 anos de idade, que recebeu 1.362 votos e o conselheiro tutelar e estudante de História e Gestão Pública, Jairo Cardoso de Souza, que recebeu 1.332 votos.

A causa animal terá como defensora a Protetora Carol Dedonatti, do Progressistas, que recebeu 2.709 votos. Ela tem 37 anos, nasceu em Foz do Iguaçu, é professora e desenvolve trabalho voluntário na defesa de animais de rua. A bancada do Progressistas contará ainda com o pedagogo, educador e militante pela infância e juventude, Alex de Lima Meyer, que recebeu 1.451 votos. 

Retorno II

Depois de duas legislaturas, o MDB volta a ter representante na Câmara. A empresária Yasmin Victoria Souza Hachem, natural de Foz do Iguaçu, se elegeu com 2.228 votos. O comerciante Valdir de Souza, o Maninho, (PSC) é o segundo ex-vereador que volta a Casa de Leis após cumprir três mandatos de 2001 a 2012. Maninho é natural de Santo Antonio do Sudoeste (PR) e recebeu 1.301 votos.

O Cabo do Choque da Polícia Militar, Ananias Cassol, se elegeu para o primeiro mandato como vereador pelo Podemos, com 1.355 votos. Ele é natural de Santo Antônio do Sudoeste e tem 43 anos de idade.

O comunicador Admilson Aparecido Passos, o Admilson Galhardo do Republicanos, recebeu 1.144 votos e vai exercer o primeiro mandato como vereador. Natural de Boa Vista da Aparecida, tem 48 anos e atua como repórter na empresa Play Notícias de Foz do Iguaçu.

Votação dos vereadores candidatos

Dos 15 vereadores, apenas Rudinei de Moura não concorreu a reeleição. Dos 14 que participaram do pleito, apenas dois foram reeleitos. Veja votação de cada um abaixo:

– Rogério Quadros (PTB) (Reeleito) – 1.699 votos
– Anice Gazzaoui (PL) (Reeleita) – 1.394 votos
– Beni Rodrigues (PTB) (1° Suplente) – 1.426 votos
– Marcio Rosa (PSD) (1° suplente) – 1.329 votos
– Nanci Rafain Andreola (DEM) (1° suplente) – 1.169 votos
– João Miranda (PSD) – 1.104 votos
– Inês Weizemann (PL) (1° suplente) – 1.095 votos
– Darci DRM (PL) – 1.067 votos
– Celino Fertrin (PODE) – 1.018 votos
– Luiz Queiroga (PTB) – 947 votos
– Edílio Dallagnol (PSC) – 934 votos
– Jeferson Brayner (PSD) – 762 votos
– Elizeu Liberato (PL) – 605 votos
– Narizão (PTB) – 605 votos

Suplentes dos partidos que elegeram vereador

PP – Nilton Rocha – 905
MDB – André Santos – 1.037
PSD – Marcio Rosa – 1.329 votos
PTB – Beni Rodrigues – 1.426 votos
PL – Inês Weizemann – 1.095 votos
DEM – Nanci Rafain Andreola – 1.169 votos
PODEMOS – Olavio Batista – 1.046 votos
PSC – Balbinot – 1.012 votos
Republicanos – Thiaguinho Cardoso – 1.042 votos

Por: GDia

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *