Os caminhoneiros do Paraguai intensificaram nesta quinta-feira (5) a mobilização em várias partes do país pedindo agilidade na votação do projeto da Lei do Frete. A proposta deve ser analisada no Senado.
Desde a última segunda-feira (2), dezenas de caminhoneiros chegaram a capital Assunção para exigir a aprovação da matéria que regulamenta o custo do frete. Desde então, adianta o Última Hora, os veículos estão estacionados em uma das estradas da Avenida Costanera.
Após dias de negociações com os legisladores, o sindicato conseguiu colocar a proposta na pauta da sessão desta quinta. Aparece no ponto cinco do expediente, mas não tem opinião.
Como não dispõe desse parecer prévio, o plenário deve obrigatoriamente se constituir em comissão para poder posteriormente dar uma análise ao texto e, assim, votar pela aprovação ou rejeição da proposta legislativa.
Gustavo Benítez, presidente da Associação Paraguaia de Caminhoneiros, afirmou que buscam pressionar com essas medidas de fora porque é a única forma de tornar visíveis seus problemas.
O protesto tem gerado fila sobre e nos arredores da Ponte Internacional da Amizade, que une Foz do Iguaçu e Ciudad del Este (Brasil e Paraguai, respectivamente).
Veja mais em Ultima Hora