Campanha Abril Verde mobiliza mais de 5 mil trabalhadores em Foz do Iguaçu

Com cerimônia de encerramento nesta terça-feira (29), mobilização reforçou a importância da saúde mental e da prevenção no ambiente de trabalho
WhatsApp
Facebook
Foto: Divulgação

A campanha Abril Verde 2025 em Foz do Iguaçu foi encerrada oficialmente em uma cerimônia no 9º Grupamento do Corpo de Bombeiros, nesta terça-feira (29). O evento reuniu servidores públicos e privados, estudantes e representantes de diversas instituições para destacar a importância da mobilização pela saúde do trabalhador e reforçar os desafios enfrentados na promoção de ambientes laborais mais seguros.

Ao longo do mês, a campanha alcançou mais de 5 mil trabalhadores de diferentes setores, por meio de uma programação que incluiu oficinas, rodas de conversa, palestras, ginástica laboral, entrega de materiais informativos e intervenções educativas. Coordenada pelo Grupo Técnico de Vigilância em Saúde do Trabalhador (GT-VISAT), a mobilização deste ano teve como foco principal a saúde mental e os fatores psicossociais que influenciam o ambiente de trabalho.

Leia também

Ao todo, 46 instituições públicas, privadas e organizações da sociedade civil aderiram à campanha, formando uma ampla rede de voluntariado. A tradicional iluminação de monumentos e prédios públicos nas cores da campanha foi mantida, com destaque para a roda-gigante iluminada, um dos marcos visuais mais compartilhados nas redes sociais.

O encerramento contou com a presença do vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Ricardo Alves do Nascimento, que destacou a importância da união entre poder público e sociedade civil para fortalecer a cultura da prevenção. “Durante a campanha intensificamos esse trabalho de conscientização, mas as ações permanecem o ano todo, sempre prezando pela saúde, bem-estar e integridade dos trabalhadores”, reforçou.

Também participaram o secretário municipal de Saúde, Fabio de Mello, a diretora-presidente do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, Iélita Santos, além de representantes do legislativo, da Itaipu Binacional, do setor empresarial e de instituições parceiras da campanha.

Para Eliane Preto, coordenadora técnica do GT-VISAT, o envolvimento crescente mostra que o Abril Verde está consolidado como uma causa coletiva. “No início, falar sobre saúde mental ainda era um desafio. Mas, como uma formiguinha, fomos conquistando espaço. A receptividade das empresas foi aumentando e conseguimos mostrar que cuidar da saúde emocional é essencial para ambientes de trabalho mais saudáveis”, destacou.

Com o encerramento da campanha, as ações do GT-VISAT continuam ao longo do ano, reforçando o compromisso contínuo com a saúde do trabalhador e a construção de ambientes laborais mais acolhedores e seguros em Foz do Iguaçu.

Abril Verde

O Abril Verde é uma campanha nacional voltada à conscientização sobre a saúde e segurança no trabalho. A iniciativa, oficializada pela Lei Municipal nº 5.173/2022, integra o calendário oficial de eventos do Município, reforçando o compromisso da cidade com o bem-estar dos trabalhadores. Com ações educativas e preventivas, a campanha visa promover um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e consciente sobre a importância da saúde mental e física dos profissionais.

GT-VISAT

O Grupo Técnico de Vigilância em Saúde do Trabalhador (GT-VISAT) é formado por uma equipe multidisciplinar e atua na promoção da saúde do trabalhador por meio de ações educativas e de cuidados aos profissionais, como aferição de sinais vitais, testes rápidos de ISTs, glicemia e auriculoterapia, com foco na prevenção de riscos ocupacionais e melhoria da qualidade de vida no trabalho.

@fozdiario

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *