Campanha ‘Ajude um Amigo!’ quer garantir um Natal melhor para o setor da gastronomia e entretenimento

WhatsApp
Facebook
Iniciativa quer garantir final de ano tranquilo aos trabalhadores do setor (Foto: Divulgação)

A crise econômica provocada pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) atingiu em cheio o setor de gastronomia e entretenimento. No Paraná, aproximadamente 30% dos bares e restaurantes fecharam desde março devido as restrições impostas pela quarentena e decretos do estado em município. Em Curitiba, de quatro a cada 10 bares fecharam em definitivo.

De olho nas dificuldades que enfrentam empreendedores e trabalhadores do setor, a startup curitiba SOC141 lançou, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), a campanha “Ajude um Amigo!”. A iniciativa incentiva os clientes a doar uma quantia neste momento, que será consumida em 2021.

A intenção, de acordo com Fábio Aguayo, presidente da Abrabar, é ajudar os bares e seus funcionários a ter uma renda extra neste Natal e início de ano, “para começar 2021 com um belo empurrão”, disse. O detalhamento da ação poderá ser através de um número de Whatsapp, cujo link está no final da reportagem.

Panorama

A crise da Covid-19 atingiu diretamente os bares e seus funcionários, conforme constatou uma pesquisa da Abrasel, de 6 a 12 de outubro em todos os estados. De acordo com o levantamento, 53% dos estabelecimentos fecharam setembro no vermelho, 33% estão em equilíbrio e só 14% tiveram lucro.

Apoximadamente 52% das empresas do setor estão com o faturamento abaixo do esperado e 23% esperam equilibrar o caixa em até seis meses com o atual faturamento. Outros 20% estimam levar até um ano. A queda nas receitas atingiu 56% dos estabelecimentos, faturando menos da metade do que na mesma época em 2019.

No Paraná, aproximadamente de 30% dos bares e restaurantes devem fechar, segundo estimativa da Abrabar. A entidade destaca que 40 mil funcionários foram demitidos de bares no estado. “Sabemos que a situação do ‘novo normal’ é difícil. Portanto, chegou a hora de ajudar quem sempre nos porcionou momentos inesquecíveis”, diz a campanha.

Corrente do bem

A intenção é criar uma corrente do bem para alegrar. “Para isso, só precisamos do seu tempo e de uma pequena doação para realizarmos um sorteio gigante, do tamanho dessa causa”. A campanha consiste em uma doação de apenas R$ 100 em consumação para ser utilizada em 2021 no bar, afirmam os organizadores.

Criando uma rede do bem com pelo menos 200 bares, será possível sortear mais de R$ 20 mil em consumação. A premiação será dividida entre 10 ganhadores para ser utilizada em 2021. Cada bar terá seu próprio link para venda de tickets e cadastramento dos funcionários.

Após a compra dos tickets, os clientes estarão automaticamente participando do sorteio. Do valor total de tickets que o bar vender, 60% volta para o estabelecimento e funcionários.

AQUI para participar da campanha

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *