Serão ofertadas as vacinas do calendário básico em todos os municípios; no dia 7 de outubro (sábado) todas as UBS estarão abertas e haverá um posto na Ponte da Amizade
Na região da Tríplice Fronteira nesta próxima Segunda-feira (02) terá início uma campanha de vacinação na, envolvendo os municípios que fazem divisa com o Brasil, Paraguai e Argentina, como é o caso de Foz do Iguaçu. Serão ofertadas todas as vacinas do calendário vacinal.
A estratégia faz parte de um projeto-piloto desenvolvido em conjunto pelos ministérios da Saúde do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal nas cidades fronteiriças.
Além da intensificação das ações do Programa Municipal de Imunização (PMI) nas 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Foz, no dia 7 de outubro (sábado), todas elas estarão abertas das 9h às 14h, para incentivar que mais pessoas atualizem suas carteirinhas de vacinação. Também terá um posto para aplicação das doses na Ponte da Amizade, que faz fronteira entre o Brasil e o Paraguai, com atendimento das 8h30 às 12h30.
Leia também
- Paróquia São João Batista em Foz ganha arte sacra e vitrais nas vésperas do centenário
- Hospital Municipal de Foz é selecionado para projeto Telescope Trial do Albert Einstein
Nos dias 10 e 11 de outubro terá mais uma ação, voltada principalmente para a imunização de caminhoneiros, no Porto Seco.
De acordo com a coordenadora do PMI, Adriana Izuka, a ação conjunta tem como objetivo superar os desafios para ampliação da cobertura vacinal. Os dados do programa apontam que a única vacina que tem alcançado a cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde, de 90%, é a BCG.
“Outras vacinas importantes, como a Pentavalente, Poliomielite, Meningo C, Febre Amarela e Influenza não estão atingindo as metas. Acreditamos que esse esforço conjunto, principalmente voltado à conscientização sobre a importância da vacina para a prevenção dessas doenças, será fundamental para superarmos esse desafio”, destaca Adriana.