Campanha Descarte Seguro de Lixo Eletrônico arrecada mais de uma e meia tonelada em Foz do Iguaçu

WhatsApp
Facebook
Arte do lixo eletrônico, que somados chegou a 1,5 toneladas recolhida

Ação começou dia 27 de julho e conta com parcerias de instituições, empresas e da imprensa local

Com muita satisfação, os organizadores da campanha Descarte Seguro de Lixo Eletrônico, anuncia a coleta de 1,5 tonelada de lixo eletrônico em pouco mais de 40 dias de campanha. A iniciativa é da empresa A Philetron Eletrônica, que inicialmente desenvolvia estas ações somente com os clientes da loja. Aos poucos foi-se observando a oportunidade de ampliar a arrecadação e desta forma, conseguir recolher mais itens de lixo eletrônico e possibilitar um descarte seguro deles. E sempre promovendo a conscientização da comunidade da necessidade de proteger o meio ambiente. A campanha foi lançada dia 27 de julho, durante uma transmissão pelo canal do Youtube, Facebook e com apoio da imprensa.

Este crescimento e sucesso, bem como o descarte de todo o material arrecadado, foi possível graças a adesão à Campanha Lions Recicla, promovida pelo Lions Clube Foz do Iguaçu Cataratas em parceria com a Lixotec e a ONG ambiental Bioma Brasil, que atua em diversas ações ambientais e educativas na cidade e outras localidades no Brasil. “É um orgulho fazer parte deste esforço conjunto com a sociedade e contar com parcerias, que fortaleceram a iniciativa da Eletrônica. Anteriormente o projeto era feito somente com os clientes das empresas, mas com as parcerias foi possível estender a toda a comunidade. Agora, todo o lixo será entregue ao projeto Lions Recicla”, agradece o empresário Adalberto da Philetron.

Diplomação

Luis Augusto Zagueto, presidente do Lions Clube Foz do Iguaçu Cataratas, Carlos Silva, Vice-Governador Distrito LD-1 de Lions Clube, também receberam o diploma de Adalberto da Philetron

Adalberto da Philetron fez questão de dividir com os parceiros desta ação os resultados obtidos, sem os quais segundo ele “nada disto seria possível, porque esta é uma ação que precisa movimentar a comunidade, e sem o apoio da imprensa e outras empresas e entidades interessadas em proteger o meio ambiente e servir a comunidade, nada disto seria possível”. Adalberto já entregou vários diplomas e continua distribuindo a homenagem entre os agraciados. Veja a relação dos diplomados:

IMPRENSA
Rádio Transamérica Foz (Ana Bieseck e Caio Vasquez – Jornalismo)
Rádio Band FM (Luiz Araújo – Programa A Hora do Araújo)
Rádio Mundial FM (Aldo Bandeira – Programa)
Rede Massa/TV Naipi (Airton José/Naipi Comunidades e Ricardo Brzozowski/Programa Naipi Comunidade)
TV Tarobá (Júnior Rocha – Programação)
Jornal GDia de Foz do Iguaçu (Eliane Luiza Schaefer, Robson Meireles, Rogério Romano Bonato e Darley Carneiro)
Portal H2 Foz (Alexandre Palmar- editor)
Portal da Cidade (Maycon Cubila- editor)
Portal Click Foz do Iguaçu (Garon Piceli – editor)
Portal Cabeza News (Ronildo Pimentel – editor)
Portal Site Iguassu News Tur (Adilson Borges – editor)
Portal Foz Em Destaque (Marco A. Freire – editor)
Stiss Produções (Stan Godoy e Isara Bock – Empresa de Comunicação e Marketing)
Silvana Canal Marketing & Assessorias (Silvana Canal (Assessoria de imprensa da campanha)

INSTITUIÇÕES
Lions Clube Foz do Iguaçu Cataratas (Carlos Silva e Luis Augusto Zagueto)
Bioma Brasil – UMRAS (Lelo Benhur – ONG)
Projeto Lixotec (Guilherme – ONG)
Secovi PR Sindicato da Habitação e Condomínios (Jilson José Pereira – Vice-presidente e Jeane Maria Moschen)

EMPRESAS
Banca Do Abel (Abel da Banca)
Artefoz (Paulo Cesar Santos)
Michele Roseti (Esposa de Adalberto e incentivadora da campanha)

Todos os parceiros estão recebendo o diploma, como forma de incentivo e agradecimento

Malefícios do lixo eletrônico descartado de forma irregular

O descarte não especializado, como os que são realizados, inclusive, nos aterros sanitários, tem por consequência a liberação de substâncias tóxicas contidas nos equipamentos eletroeletrônicos diretamente no solo e em águas superficiais e subterrâneas.

Isto causa uma contaminação destes recursos naturais e, consequentemente, impacta sobre a fauna, a flora e a população humana, refletindo, assim, nos sistemas ecológico e produtivo. O Brasil tem registrado (informalmente) impactos negativos na saúde humana e no meio ambiente decorrentes do livre despejo de lixo eletrônico, em espaços abertos quaisquer e nos “lixões”.

Guilherme Dias, diretor do Projeto Lixotec, parceiro da campanha.

Projeto Lions Recicla

A Philetron Eletrônica é parceira do Lions Foz do Iguaçu Cataratas dentro do projeto Lions Recicla, que tem pontos onde a comunidade pode deixar seus descartes de lixo eletrônico. A Campanha Lions Recicla é uma iniciativa do Lions Clube Cataratas Foz do Iguaçu, com a Bioma Brasil – UMRAS, Projeto Lixotec, e tem como parceiros, dentro outros, a Caritas Diocesana, Casa do Óleo, Secovi-PR, A Philetron Eletrônica, H2FOZ, Alfa Coworking Office e Tecno Recicla. Esya iniciativa existe a mais tempos, desde 19 de Julho, a campanha já conseguiu tirar de circulação cerca de 2,5 toneladas de lixo eletrônico, mostrando a adesão massiva da comunidade.

Projeto Lixotec

A Lixotec é um projeto de atividades sustentáveis e atua de forma independente das ações privadas ou governamentais, buscando sempre conscientizar a sociedade da importância vital da destinação correta para os descartes de seus resíduos eletrônicos. Como solução para esta questão, oferece a coleta desses materiais. Além disso, faz o correto desmanche e separação do lixo eletrônico recolhido, evitando contaminação ou outro tipo de malefício causado pela má manipulação ou má destinação destes resíduos.

Ricardo Brzozowski do Programa Naipi Comunidade recebe das mãos de Adalberto da Philetron

O que pode ser descartado

● Alumínio ● Aparelho de Vídeo Game ● Aparelhos de DVD ● Aparelhos de Fax ● Aparelhos de Som ● Aquecedores ● Ar Condicionado ● Bateria de no-breaks/moto/carro ● Bateria de Notebook ● Cabos ● Cafeteiras ● Caixa de Som ● Carregadores ● CD/DVD/Disquete ● Celular ● Central Telefônica ● Chapinhas ● Cobre ● Computadores ● Conectores ● Copiadoras ● CPU Completo-Incompleta ● Drivers CD/DVD Room ● Estabilizador ●    Estabilizadores ● Fios ● Fogão ● Fontes ● Freezzer ● Geladeira ● Gps ● HD ● Impressoras ● Inox Puro Limpo/Ferroso ● Latinha ● Máquina de lavar ● Máquinas de Cartão ● Máquinas fotográficas ● Memórias Ram / Processadores ● Modem ● Monitor e TV LCD/Led ● Motores Elétrico com cobre ● Mouse ● Nobreaks ● Notebook ● Parafusadeira ● Película de Raio-X ● Película de Teclado ● Pen Drives ● Placa de Computadores ● Placa de Vídeo ● Placa Mãe ● Radiador de cobre com alumínio ● Secador de cabelo ● Serra Elétrica ● Similares ● Tablet ● Torradeiras ● Ventiladores Perfil/Pistão/Mole/Duro/Bloco

O que não pode ser descartado

Vale lembrar que, televisão ou monitores de tubo, cartucho de impressora ou toner, pilhas e baterias NÃO PODEM ser descartadas nesta campanha e o local correto você encontra no site da Prefeitura.

Locais para descartes

A Philetron Eletrônica / Av. Juscelino Kubitscheck e um dos pontos centrais para o descarte, mas o projeto Lions Recicla tem outros pontos espalhados pela cidade. A ideia de ter vários locais, é para facilitar a participação da comunidade para deixar o aparelho eletrônico quebrado ou obsoleto, dentre outros objetos. Ao todo, são doze pontos de coleta para que todos os moradores participem da ação e contribuam com o meio ambiente fazendo a destinação correta.

● Alpha Coworking ● Banca do Abel ● Condomínios filiados ao Secovi PR Cataratas ● Sesc ● Sest/Senat  ● Uniamérica ● Unioeste ● Paróquia São João Batista ● Paróquia Espírito Santo e Nossa Senhora Aparecida (Porto Meira) ● Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Vila Yolanda) ● Paróquia Nossa Senhora da Rosa Mística (Jardim Panorama) ● Paróquia São João Batista (Centro), ● Paróquia São Pedro (Três Lagoas).

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *