Público-alvo no caso da poliomielite são crianças menores de cinco anos de idade, mas campanha também visa atualizar a situação vacinal de menores de 15 contra doenças como febre amarela, hepatite e pneumonia, entre outras.
A iniciativa do Ministério da Saúde visa contornar as baixas taxas de vacinação no país e será realizada até o dia 9 de setembro. Cerca de 40 mil postos de vacinação estarão abertos para aplicar as doses das 18 vacinas previstas pelo calendário nacional para esse público.
Veja também
- UNILA e CCZ realizam mapeamento de residências de acumuladores em Foz do Iguaçu
- Depois da chuva, dias continuarão amenos em Foz do Iguaçu
Somente no ano passado, as principais vacinas previstas no calendário infantil tiveram índices abaixo de 73%, enquanto a faixa de cobertura recomendada gira em torno de 90% e 95%.
Esse reforço, previsto pelo Calendário Nacional de Vacinação, é aplicado aos 15 meses e aos 4 anos de idade. São essas vacinas que são aplicadas via oral. A meta do Ministério é alcançar 95% desse público. A doença, também chamada de paralisia infantil, tem certificado de erradicação no país desde 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa especialistas.
Continue lendo em G1 Globo