Sergio Moro e Luiz Fernando Guerra gravaram vídeos manifestando o apoio a iniciativa defendida por empresário e o presidente da Câmara de Vereadores
A campanha pelo segundo turno nas eleições para prefeito em Foz do Iguaçu, ganhou reforços de peso nos últimos dias. O senador Sergio Moro e o deputado estadual Luiz Fernando Guerra, ambos do União Brasil, gravaram vídeos com depoimentos em apoio a iniciativa, lançada pelo empresário José Elias Castro Gomes. No Paraná, apenas cinco municípios se enquadram nesta condição, por ter mais de 200 mil eleitores cadastrados na Justiça Eleitoral. Quando isso ocorre, para vencer o pleito no primeiro turno, o candidato precisa receber 50% mais um do total de votos válidos.
Adianta o GDia que Foz do Iguaçu está muito próxima de conseguir ingressar no seleto grupo do segundo turno, que inclui Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa. O município passou dos 196,1 mil eleitores, segundo dados do Tribunal Superior Eleitor (TSE). A intenção é atingir, já para as eleições de outubro de 2024, o número suficiente de cidadãos regularizados para que o próximo prefeito seja eleito com mais de 50% dos votos válidos.
Leia também
- Cmei de Foz avança em conscientização sobre dengue e recebe apoio da comunidade escolar
- Vigilância Epidemiológica de Foz confirma terceiro óbito por dengue
Desde 1988, quando a população local voltou a escolher pelo voto o chefe do Executivo, foram realizadas nove eleições municipais. Destes pleitos, apenas três foram vencidos segundo estes critérios – Dobrandino Gustavo da Silva com 54,88% dos votos em 1992, Reni Pereira com 50,07% em 2012 e Chico Brasileiro, nas eleições suplementares de 2017, com 56,35%.
Reforços
Dois importantes apoios à campanha pelo segundo turno em Foz, anuncia José Elias. “O senador Sergio Moro e o presidente da Câmara de Vereadores, João Morales (União Brasil), abraçaram a causa, conferindo ao movimento o prestígio que merece e engrossando a frente de lideranças públicas que nos conduzirá a uma cidade mais democrática, mais participativa e mais bem governada”, completou o empresário, em vídeo nas redes sociais.
“Nossa campanha é apartidária, sua única bandeira é Foz. Participe, apoie e caminhe conosco rumo a uma conquista que vai agigantar ainda mais a nossa cidade”, completou ele. Na peça, o presidente da Câmara de Vereadores, João Morales, disse: “segundo turno é uma pauta importante para Foz do Iguaçu e eu abraço esta ideia”.
Sergio Moro destaca a importância do segundo, que vai permitir ao cidadão de Foz do Iguaçu fazer fazer uma escolha entre dois candidatos. “Não entrar de repente um prefeito com percentual abaixo de 50%. Isto é bom, valoriza a escolha. Então você, que ainda não transferiu seu título para Foz do Iguaçu, faça isso para valorizar a sua cidade e a sua escolha. Eu apoio essa ideia”, concluiu o senador.
Expressão da democracia
O deputado estadual Luiz Fernando Guerra ressaltou que a democracia é o governo do povo e para que o conceito seja posto em prática, a participação popular é a melhor forma dos brasileiros escolherem seus líderes. Segundo ele, a campanha do segundo turno quer ampliar a participação política e cidadã em Foz do Iguaçu. “Sabemos que a realização de eleições diretas e frequentes é, sem dúvida, uma das mais importantes conquistas democráticas da atualidade”.
“E no Paraná, os iguaçuenses agora terão a oportunidade de escolherem nas urnas, nas eleições de 2024, o próximo prefeito e vice de acordo com a vontade da maioria absoluta da população”, afirmou. Ainda segundo Guerra, basta um esforço de todos e o atendimento ao chamado para o alistamento eleitoral. “Exerça a sua cidadania. Segundo turno, já! Eu apoio!”, concluiu