Cidade é base de partida para o turismo de aventura na natureza e os Saltos Moconá, maior cachoeira longitudinal do mundo com quase dois quilômetros de extensão
A charmosa El Soberbio às margens do rio Uruguai na província de Misiones, na fronteira entre Brasil e Argentina, buscou agregar nos últimos anos atrativos dos mais variados setores e segmentos, com a intenção de aumentar a presença e a permanência de visitantes no destino. Um destes consistiu em tornar o município em “Capital Nacional das Essências”, capitaneada pela especialmente pela citronela
El Soberbio é a base de partida para o turismo de aventura em rios e mata conservada nos 285 mil hectares da Reserva da Biosfera Yabortí e no Parque Estadual Moconá, onde estão os Saltos del Moconá, na fronteira compartilhada com o Brasil, abrangendo os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A região concentra muitos plantadores de fumo e especialmente de cultivadores de plantas como hortelã, cidrão e especialmente citronela.
Leia também
- El Soberbio agregou atrativos para impulsionar os Saltos del Moconá, fronteira de Argentina e Brasil
- El Soberbio rumo à sustentabilidade turística com atividade na natureza
- Acessibilidade, conforto e vida selvagem: O DNA das hospedagens de El Soberbio
Esta gramínea de origem asiática, com nome científico é Cymbopogon pertence à família Poaceae, subfamília Panicoideae, tribo Andropogoneae, que pode ser classificada em dois tipos: Java com os compostos de Citronelal, Geraniol e Acetato de Geranilo, além de Limoneno e é basicamente utilizada nas indústrias de cosméticos e plástico. E o tipo Ceilão, também com Limoneno, Geraniol e Citronelal, mas com os componentes de Metil-Isoeugenol e Citronelol.
Em El Soberbio é comum encontrar a citronela em praticamente todos os lugares por onde circula na área urbana. A planta é, por assim dizer, os enfeites de canteiros e comum nos jardins. Mas, para se tornar capital da essência, garantindo um apelo turístico para a região, foi necessário investir na extração de essências que dão origem a produtos de higiene como sabão, repelentes e perfumes e também em atrativos.
Um dos produtores que aceitou o desafio foi Ademar Galiano, idealizador da AgroGaliano e hoje um dos principais produtores de azeite de citronela da região. Ele transformou seu sítio de seis hectares, a um quilômetro do centro na Calle Rural, continuação da Avenida San Martín, uma das principais avenidas de El Soberbio.
Na área ele cultiva a gramínea, tem seu barracão para extração da essência e trilhas onde leva os visitantes até as plantações e ao Salto Galeano, cachoeira que encanta os visitantes. Galiano conta que seus antepassados vieram da Europa e, há aproximadamente 50 anos chegaram a região, quando “tudo era mata fechada”.
Ele trabalha com citronela desde pequeno e há 15 anos tem ampliado a produção de essência da gramínea, “um produto natural que não corrói, não mancha e é muito bom para fazer massagem relaxante. Tem muitos usos”, afirmou. No Brasil, a citronela se popularizou como repelente de insetos que atacam a pele das pessoas. Mas ela é muito útil também, segundo o agricultor, para evitar pulgas em cães e gatos e no gado ajuda evitar a mosca do chifre.
“É um produto ainda caro, mas existe uma tendência de baratear a produção”, acredita. Hoje, ele produz uma média de 500 litros de azeite por ano. E está exatamente aí uma das novidades da AgroGliano, que está aberta para visitação guiada diariamente das 8h às 17h.
Galiano é o único produtor de citronela que recebe o turista com uma aula presencial sobre a extração da essência. Todas as atividades da AgroGaliano são repercutidas em perfis nas redes sociais (AQUI para conferir o Instagram).
Aromatizado
Outro agricultor de El Soberbio que também integra o plano de aliar turismo e produção de essências é Elio Quevedo y Horacio, da Agroturismo Don Ma Farda, especializado em aromatizador ambiental a base de essência de citronela. A propriedade está localizada há 2,5 quilômetros do centro do município.
Segundo Elio Quevedo, que trabalha desde criança com citronela, a intenção é ir agregando outros produtos. “Antes, sempre produzíamos, mas a produção era terceirizada. Há pouco mais de um ano começou a agregar mais produtos a produção”, disse ele, que tem um projeto de agroturismo. “Com um litro (de azeite da gramínea) produz 50 litros de desodorante ambiental”, explicou.
Além da produção mais ambiental da citronela, a área de produção da mesma também tem trilhas de interpretação ao meio ambiente, cabanas para pousar e o próximo passo é implantar um pesque pague, onde pretende preservar a história do município, que começou em 1946.
Elio Quevedo lembra que, no início, o único transporte para chegar ao local era de barco e que pretende construir a réplica de um para melhor didática aos turistas. Mais informações sobre a propriedade na página da Prefeitura de El Soberbio
Eucaliptos
Além da Citronela a agricultora Gabriela Scher e o marido, Harry Oertt, da Las Orttigas Agrofloresta, se dedicam também na extração de essência de eucaliptos em sua propriedade há aproximadamente 26 quilômetros do centro. Em média, eles produzem 10 litros por ano, uma produção fracionada em função do alto custo. “Não temos recursos para investir numa grande produção”, revelam.
O casal, que está há pouco mais de dois anos trabalhando com essências em seu empreendimento familiar, revela que o próximo produto será a extração de azeite do romero, como é conhecido o alecrim na região. Gabriela e Harry contam ainda que os filhos, além de ajudar em casa, vendem as essências para garantir o estudo.
Conheça mais da propriedade clicando no perfil do Facebook.
Em abril, a equipe do Cabeza News acompanhou um grupo de jornalistas, escritores, fotógrafos e apresentadores televisivos de Foz do Iguaçu e Curitiba, para conhecer a receptividade, hospedagem e atrativos de El Soberbio e região. A agenda foi organizada pelo departamento de Turismo, da Prefeitura Municipal.