Capitania Fluvial do Rio Paraná em Foz celebra 81 anos com homenagens a militares e civis

WhatsApp
Facebook

A Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) celebrou, nessa segunda-feira (22), 81 anos de atuação em Foz do Iguaçu. A data foi lembrada com uma grande cerimônia, que contou com a presença de várias autoridades civis e militares da região, que foram homenageadas.

Entre os convidados estava o diretor administrativo da Itaipu Binacional, contra almirante Paulo Roberto da Silva Xavier; o comandante do 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado, coronel Georgingtown Haullinson Farias; o comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, major aviador Fernando de Melo Nunes; e o tenente-coronel Marcos Antônio Jahnke.

A solenidade foi comandada pelo capitão de fragata, Carlos Eduardo Felipe de Freitas silva e teve início com a execução do Hino Nacional e hasteamento da bandeira. Na sequência foi realizada a leitura da Ordem do Dia, que destacou pontos da história da CFRP.

“A Capitania Fluvial do Rio Paraná materializa a presença da Marinha do Brasil no Oeste do Estado, ao longo de uma cronologia histórica, que vem desde o decreto de criação da antiga Delegacia da Capitania dos Portos do Estado do Paraná, em 1924, passando por sua instalação na cidade de Foz do Iguaçu, em 1933, concretizada com sua elevação à categoria de terceira classe, em 20 de novembro de 1940, data definida como seu aniversário, chegando aos dias de hoje pronta para o cumprimento de sua missão”, lembrou o comandante da capitania.

Durante a celebração, o capitão Freitas também citou a importância estratégica da Marinha em Foz e agradeceu a parceria com as outras forças de segurança que atuam na região da Tríplice Fronteira, garantindo a segurança e o combate a criminalidade nos rios e lagos.

“A interação com as demais Forças nas operações interagências ao longo desses anos permitiu, também, a atuação coordenada na repressão aos crimes e delitos transfronteiriços e ambientais; assim como em operações conjuntas. Que a Capitania Fluvial do Rio Paraná continue alcançando seus objetivos, e que possa manter o rumo de sucesso, alicerçado na dedicação a pátria e no profissionalismo dos homens e mulheres que aqui servem ou serviram”, ressaltou o comandante.

Amigos da capitania

Na solenidade de aniversário da CFRP foram homenageados várias personalidades de Foz pela sua parceria com a capitania e comprometimento com a cidade. As autoridades receberam o Diploma Amigos da Capitania das mãos do comandante Freitas.

Dentre os agraciados com as honras estão o superintendente de segurança da Itaipu Binacional, Alfredo Santos Taranto; o delegado-chefe da Polícia Federal, Roberto Biasoli; o gerente-geral e a diretora-geral do Macuco Safari, Lucas Teixeira de Almeida e Juliane Pereira Nunes de Oliveira; e o chefe da Polícia Rodoviária Federal, Marcos Pierre Carvalho.

Sobre a CFRP

Localizada na Rua Barão do Rio Branco, no centro de Foz, a Capitania Fluvial do Rio Paraná conta hoje com um efetivo de 119 militares. A principal função da unidade é garantir a tranquilidade da navegação nos rios Paraná e Iguaçu e Lago de Itaipu, além de fiscalizar o cumprimento das normas exigidas para evitar acidentes, tanto em pequenas embarcações de pesca como em navios de turismo e balsas.

As informações são de GDia

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *