A Impressão 3D (manufatura aditiva) permite impressão e reimpressão em diversos materiais; aulas serão ministradas na carreta escola que ficará na Praça da Bíblia
O projeto Carretas do Conhecimento abriu 36 vagas divididas em duas turmas para curso de Manufatura Aditiva e Prototipagem em Foz do Iguaçu. O treinamento, com início previsto para o dia 12 de junho, terá 96 horas de duração distribuídas nos períodos vespertino e noturno. As inscrições são gratuitas e estão abertas na Agência do Trabalhador na Rua Xavier da Silva, 834 – Centro.
O Carretas do Conhecimento é resultado de uma parceria entre Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), Volkswagen do Brasil e Senai Paraná e vai ofertar este ano 1.828 vagas gratuitas para cursos de qualificação em 49 localidades paranaenses. Em Foz do Iguaçu, o veículo escola ficará estacionado na Praça da Bíblia, em frente ao Teatro Barracão, no Conjunto Libra.
Leia também
- Prefeito de Paranaguá destaca importância do Programa Tarifa Zero na Câmara de Foz
- Criança vista pela última vez em Foz do Iguaçu está desaparecida há 42 anos
De acordo com Luciano Castilha, diretor da Agência do Trabalhador de Foz do Iguaçu, o curso de Manufatura Aditiva e Prototipagem é dedicado ao treinamento para produção de protótipos e peças finais. No período da tarde, das 13h30 às 17h30, as aulas serão dedicadas as Técnicas de Impressão 3D e Corte a Laser. No período noturno, das 18h30 às 22h30, o treinamento será específico de Programação Aplicada à Indústria 4.0 com Arduino.
A manufatura aditiva, mais conhecida como impressão 3D, seja na área médica ou na aeronáutica, já possibilitou grandes avanços, desde a prototipagem até a fabricação de tecidos orgânicos, e ainda encontra espaço para crescer. O domínio dessa tecnologia é estratégico aos países que esperam se inserir na indústria 4.0. Ela permite a produção de peças de reposição sob medida para eletrodomésticos ou do vestuário, por exemplo, utilizando resina plástica e metal, camada por camada, como uma impressora em papel, linha por linha.
Sobre o projeto
As Carretas do Conhecimento são unidades móveis do Senai equipadas com salas de aula, oficinas e toda a infraestrutura necessária para a formação profissional. Desde 2019, o projeto recebeu investimento de R$ 8,6 milhões e levou qualificação profissional para mais de 200 localidades atendidas, com a oferta de 10 mil vagas. Ao concluir a capacitação, o aluno recebe certificado.
Para o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, a educação profissional é uma das principais ferramentas utilizadas para fomentar o emprego e renda. “O Governo do Paraná tem ações articuladas para avanço econômico e social, por isso temos grande oferta de vagas de emprego em todas as regiões do Estado”, explicou.
Neste ano, o portfólio do projeto foi renovado para atender as necessidades da indústria 4.0 e a evolução do mercado de trabalho. A carreta de Manufatura Aditiva e Prototipagem, que estará em Foz do Iguaçu, é uma das novidades da iniciativa este ano, destacou Mauro Moraes.
Link: https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=52100