Cataratas do Iguaçu começa a semana com metade da vazão normal. Veja fotos de outras secas no atrativo

WhatsApp
Facebook

As Cataratas do Iguaçu, no interior do Parque Nacional do Iguaçu, começaram a semana com metade da vazão normal, que é de 1,5 milhão de litros de água por segundo.

De acordo com o monitoramento hidrológico da Copel, a vazão do rio Iguaçu no atrativo era de 749 mil litros de água por segundo no começo da manhã desta segunda-feira (16).

As fotos, que ilustram a nota, foram enviadas pelo jornalista Adilson Borges, que já assessorou o Ibama, e mostra as Cataratas com vazão de 192 mil litros de água por segundo, no dia 22 de agosto de 2006.

As Cataratas do Iguaçu, localizada na fronteira do Brasil com a Argentina, em Foz do Iguaçu, são o principal atrativo turístico das Três Fronteiras, incluindo o Paraguai.

Seca de 1978 deixou as Cataratas praticamente sem água

No ano passado, as quedas receberam aproximadamente 1,9 milhão de visitantes. Este ano, o total deverá superar pela primeira vez na história a casa dos 2 milhões de turistas em um ano.

A baixa vazão do atrativo é resultado da longa estiagem que atinge o Paraná, principalmente no leito do rio Iguaçu, que começa em Curitiba e deságua no rio Paraná, aproximadamente 20 quilômetros após as quedas.

Apesar da vazão pela metade, as Cataratas do Iguaçu continuam um espetáculo de águas, como mostram as fotos de hoje (16 de setembro), enviadas pelo jornalista Wemerson Augusto.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *