Quase 1,2 milhão de turistas de todas as partes do mundo visitaram as Cataratas do Iguaçu de janeiro a agosto deste ano
As Cataratas do Iguaçu, patrimônio natural dentro do Parque Nacional do Iguaçu na fronteira do Brasil com a Argentina, recebeu aproximadamente 30 milhões de visitantes nos últimos 24 anos e oito meses. Os números foram contabilizados pela concessionária Urbia Cataratas desde 1999, quando iniciou a série histórica atual. Neste período, o atrativo foi visto por moradores de praticamente todos os países do planeta. O recorde histórico de mais de dois milhões de ingressos em 12 meses foi registrado em 2019, ano anterior a pandemia da covid-19.
Os 30 milhões de visitantes no Parque Nacional do Iguaçu foram contabilizados apenas no lado brasileiro do atrativo, com acesso por Foz do Iguaçu. As Cataratas do Iguaçu são o termômetro do turismo da Tríplice Fronteira, incluindo o Paraguai. “É o nosso principal atrativo, visto por quase 1,2 milhão de pessoas nos primeiros oito meses do ano”, disse o prefeito Chico Brasileiro (PSD), reconhecendo a força da retomada vigorosa do segmento no pós-pandemia.
Leia também
- Foz do Iguaçu cresceu 11 pontos no Índice Ipardes de Desempenho Municipal
- PRF realiza exposição educativa no Shopping Catuaí Palladium em Foz do Iguaçu
“Os números são realmente motivos de comemoração, mas não definitivos do turismo de Foz do Iguaçu, por não incluir na métrica quem chegou e chega pelas rodovias interessados em outros atrativos como a gastronomia de Puerto Iguazú e as compras no Paraguai”, destacou Chico Brasileiro. Que completou: “Sem dúvida, a economia do município está recuperada em sua plenitude”.
Experiência mágica
As Cataratas do Iguaçu são conhecidas mundialmente e garantem uma experiência mágica para quem visita o patrimônio natural. A visitante Pâmella Aurilio, do Rio de Janeiro, conseguiu conciliar este ano uma folga em família para revisitar a Maravilha Mundial da Natureza. “Fiquei muito admirada com toda a beleza que tive que retornar com a família. Nós ficamos encantados mais uma vez com tanta perfeição divina”.
Quem também regressou recentemente ao parque foi a Wandy Menezes. Na primeira vez, ela estava grávida do segundo filho. “Visitamos pela primeira vez há um ano. Conhecemos esse lugar incrível, Cataratas do Iguaçu. Nosso caçula, Pedro, aprontando todas, e Miguel ainda no forninho. Visitar esse local pela segunda vez é indescritível”, disse.
A Erijessica Pereira visitou pela primeira vez neste ano com o marido. Eles viajaram do Rio Grande do Norte até o Paraná. “É realmente uma das maravilhas do mundo sentir uma energia tão grande por aqui. Não sei como descrever, é inexplicável. Gratidão por vivenciar isso. Iremos retornar com certeza”.
Quem veio ainda de mais longe foi a Vanessa Broderick, que viajou com os filhos dos Estados Unidos especialmente para contemplar o maior conjunto de quedas-d’água do mundo. “Adoro esse lugar, é mágico demais, é muito inacreditável estar aqui e admirar com os olhos. As fotos nem parecem reais”, revelou.
O Parque Nacional do Iguaçu, no Oeste do Paraná, faz fronteira com a Argentina e se consolidou como referência na preservação da natureza e no turismo sustentável no mundo. A unidade de conservação é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e tem a gestão da visitação turística da Urbia Cataratas S.A.