Catedral Nossa Sra de Guadalupe de Foz do Iguaçu terá cruz em homenagem às vítimas da covid-19

WhatsApp
Facebook

A Catedral Nossa Senhora de Guadalupe será palco de um ato simbólico em honra as mais de 600 mil pessoas que perderam a vida para a covid-19 no Brasil. Em Foz do Iguaçu 45.547 pessoas foram infectadas desde o início da pandemia. Destas, 1.159 morreram em decorrência de complicações da doença.

Uma cruz de nove metros de altura será erguida no estacionamento da igreja, durante uma solenidade na sexta-feira (10), às 10h. “É uma lembrança de que não se trata apenas de números, mas sim de vidas e histórias que se encerraram, filhos e filhas que foram subtraídos do colo de pai e mãe, maridos e esposas que deixaram seus parceiros e parceiras, pais e mães que deixaram filhos e filhas órfãos”, disse o padre Clodoaldo Frassetto.

A cerimônia será aberta ao público. Todas as pessoas que perderam entes queridos em decorrência da pandemia poderão prestar suas homenagens, depositando velas ao pé da cruz e fazendo preces. Também na sexta-feira, às 19h30, os fiéis poderão participar de uma missa por todas as almas, na obra da catedral.

“A cruz é uma forma de vivenciar o luto, mas sem perder de vista a esperança em Cristo Jesus. É também uma maneira de acolher todas as famílias enlutadas, transformando a dor em uma experiência bonita de fortaleza, de um caminho que continua e que precisa ser percorrido com a força do amor. A cruz irá simbolizar um momento de união e força para todas essas famílias que convivem com estas ausências”, destacou o padre.

Mês de Guadalupe
Dezembro é o mês dedicado a Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina e também da catedral de Foz. Uma grande programação foi montada em honra a santa. Até o dia 11 os fiéis podem acompanhar a novena e missa diária, às 19h30.

No dia 11 de dezembro os fiéis poderão acompanhar uma missa às 18h com a investidura de novos cerimoniários. Logo em seguida, às 20h haverá adoração ao Santíssimo. Das 23h às 00h30 será entoado o “Akathistos”, um hino de louvor dedicado à Virgem Maria.

No dia 12 de dezembro os católicos se reúnem já às 7h para adoração ao Santíssimo na cripta da catedral. Às 8h acontecerá a tradicional benção das rosas, da saúde e da água. Os fiéis podem levar estes três itens para receber as orações. Na sequência haverá novena.

Às 11h está programada a missa da catequese e, logo em seguida, a oração do rosário que acontecerá das 12h às 14h. Na parte da tarde, a partir das 16h, será celebrada a missa de investidura de novos ministros.

Iluminação Natalina
No início deste mês, a obra da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe foi iluminada, fazendo parte do roteiro natalino do “Natal Águas e Luzes de Foz do Iguaçu”. No local também foi montado um lindo presépio, que está aberto ao público para visitação e fotos.

Foto: Thiago Rhode/Catedral Guadalupe de Foz do Iguaçu

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *