Decisão foi tomada pela Prefeitura Municipal após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 na cidade
Após a confirmação do primeiro caso de Coronavírus (Covid-19) em Foz do Iguaçu e o decreto de situação de emergência na cidade por 30 dias, o Catuaí Palladium Shopping Center comunica que suspenderá o atendimento a partir desta sexta-feira, dia 20. Com o propósito de evitar a proliferação da doença e consciente do esforço comunitário que passa a ser cobrado de todos a fim de preservar vidas, as lojas permanecerão fechadas pelos próximos 30 dias, até que nova recomendação seja emitida.
A decisão atende a determinação municipal que estabelece o fechamento de “shoppings centers, lojas comerciais e comércios em geral”. Por enquanto, mercados, lotéricas, bancos, farmácias, panificadoras, distribuidoras de água e gás, postos de combustíveis, serviços funerários e clínicas veterinárias poderão permanecer atendendo ao público. Os serviços de saúde – público e particular – serão mantidos, atendendo as normas de higiene e prevenção, com servidores nas entradas para monitorar o controle sanitário. Em caso de venda de produtos essenciais, deverá ocorrer limitação de mercadorias por cliente para evitar fim de estoque.
Estão fechados cinemas, museus, teatros, serviços de férias, congressos, exposições, clubes, associações recreativas, piscinas e academias em condomínios, bares e praças de alimentação. Festas particulares e públicas estão proibidas e no caso de aglomeração de pessoas, as denúncias devem ser feitas pelo plantão da Defesa Civil, 199. A fim de garantir o respeito ao decreto, o município poderá usar força policial em caso de irregularidades.
O decreto 27.980 de 19 de março de 2020 leva em consideração o aumento exponencial dos casos de Coronavírus no Brasil, inclusive cita a Lei Federal 13.979 de 6 de fevereiro de 2020, que estabelece quarentena como forma de enfrentamento a emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da doença.
PREVENÇÃO
Antes mesmo da confirmação, o Catuaí Palladium Shopping Center já havia adotado medidas para prevenir a disseminação do vírus, seguindo a recomendação das autoridades de saúde: aumentou a frequência e a intensidade da limpeza, concentrando maior atenção em áreas de alto toque, incluindo banheiros, áreas de lazer, áreas de alimentação e elevadores; instalou novos displays com álcool em gel 70%, que podem ser utilizados livremente pelos lojistas e visitantes; produziu informativos sobre as medidas preventivas que todos devem adotar, como, por exemplo, lavar as mãos e pulsos com frequência, usar álcool em gel 70%, evitar o toque nos olhos, nariz e boca e não compartilhar objetos de uso pessoal; suspendeu e adiou eventos especiais para não estimular a aglomeração de pessoas; orientou os lojistas a intensificarem a limpeza e higienização das suas operações.
Mas diante do agravo da situação em Foz, o Catuaí Palladium pretende colaborar ainda mais para que a situação seja normalizada a fim de garantir a saúde da população.
CONFIRMADO
São 29 casos suspeitos monitorados, com uma confirmação, em Foz do Iguaçu. O caso é de uma mulher de 33 anos que viajou à Europa, passou por vários países e na Suíça, em 3 de março se sentiu mal, procurou atendimento e foi medicada. Ela continuou os passeios e chegou no Brasil dia 8 – só dia 12 procurou a Secretaria de Saúde pelo plantão. A coleta de sangue ocorreu dia 13 para o teste que deu positivo para Covid-19. Ela está em isolamento domiciliar – o caso é considerado leve, quando a paciente tem sintomas sem agravamento da doença.
PLANTÃO
Em caso de suspeita da doença, a Prefeitura de Foz disponibiliza o Plantão Coronavírus: (45) 99997-5111, 99997-5150 e 99997-5251. A recomendação é que não saia de casa – permanecendo em isolamento e mantenha contato por telefone.