Nota pública do CDHMP
O Centro de Direitos Humanos e Memória Popular vem a público, apelar para que as autoridades do Município não tomem nenhuma decisão que contrarie as medidas de isolamento social ou que se oponham as normas vigentes.
Igualmente, apelamos para que o Ministério Público , notifique as autoridades para que se abstenham de efetuar qualquer liberação contrária às medidas de isolamento até agora vigentes e que estão embasadas em estudos científicos , sem interferências diretas de posições econômicas e políticas.
Recuar na posição de isolamento horizontal é um ato criminoso, que coloca a população em risco. Os posicionamentos de entidades empresariais, no sentido da abertura do comércio torna-se ainda mais grave, tendo em vista que o Paraná e Foz do Iguaçu, já vivem sob uma epidemia de dengue, e que se a quarentena e as medidas de isolamento social não forem respeitadas, o sistema de saúde entrará em colapso.
Nós precisamos de medidas econômicas urgentes que venham trazer tranquilidade para o povo desempregado, informal, em situação de rua, empregado precariamente, e não medidas que venham expor ainda mais os fragilizados.
Não cansaremos de cobrar o poder público municipal, estadual e federal, de “que a vida vem antes do lucro”, por isso o Estado precisa agir para proteger os cidadãos e não empurrar à morte!
Foz do Iguaçu, 26 de março de 2020
E isso mesmo sr prefeito mas o povo nao tao colaborando com a nossa cidade estao querendo promover uma carreata para precionar o sr para abrir o comercio de foz nos temos que ficar em casa e nao na rua procurando pegar o viros
Com relação a dengue não podemosisturala achando q a 40tena diminuirá pois errado neste caso ficando em casa e que propagara pois no onde existe o canto epidemia se reunirá mais pessoas,errado.
Com relação a corona vírus ,ficar em casa pelos 10 dias inicialmente informado, excelente os brasileiros já se doutoraram em como pegar /não pegar/como e qum proteger ,terminado este prado vamos aplicar a regra vertical e prosseguir a Gerra pq e óbvio q este vírus não se extiguira, se demorarmos muito pra cair na realidade quando cairmos teremos que brigar com o vírus /com a epidemia psicológica que nos atacará e tbem com o caos financeiro que o país enfrentará.
Pra isso ser realista como vcs querem devia então os que estão ganhando se equiparar ao que não estão ,resumindo salario na proporção geral de igualdade,locadores não cobrariam mais aluguéis por este prazo, quero só ver se isso aconteceria.
E ao pesquisar e ver q antigamente durante epidemias e pandemias se fazia o isolamentosocial, e é a unica maneira.
O q.precisa acontecer p as pessoas verem isso.
O país vai sim entrar em colapso.
Mais vamos estar vivos p começar de novo se fizermos o q a OMS manda fazer.
Eles sabem o q estão falando.
Nao adianta voltar agora e sermos infectados.
Cambada de sanguessugas pensam só no próprio bem estar, quando vocês vão entender que pra ficar em casa todos devemos ficar repórteres enfermeiros caminhoneiros supermercados médicos farmácias, todos todos ninguém sai de casa, assim deve ser, mas os vagabundos que tem seus proventos garantidos querem que mais que o país afunde mesmo. Isso vai mudar podem ter certeza….