O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) divulgou, nesta sexta-feira (19), o resultado final do Processo Seletivo Externo (PSE) 1011, da Itaipu Binacional, para 30 dos 31 cargos em disputa.
Com exceção do cargo de agente de segurança, que ainda tem pela frente o Teste de Aptidão Física (TAF), o resultado para os demais pode ser acessado pelo link.
Os(as) aprovados(as) deverão acompanhar as chamadas que serão realizadas pelo endereço eletrônico e ficar atentos(as) ao e-mail informado no momento da inscrição, para o recebimento de orientações sobre as próximas etapas do processo seletivo.
Leia também
O TAF dos candidatos a agente de segurança acontecerá no dia 4 de maio. O resultado provisório deste teste será publicado no endereço eletrônico do Cebraspe na data provável de 15 de maio.
A maior parte dos cargos é para lotação em Foz do Iguaçu, cidade-sede da Itaipu na margem brasileira, mas há também a possibilidade de atuação em Santa Helena (PR), Guaíra (PR) ou Brasília (DF). A lotação do candidato será informada quando de sua convocação para o suprimento de uma vaga, conforme a necessidade e conveniência da Itaipu.
O processo
O PSE 1011 foi publicamente anunciado em 16 de outubro de 2023, com vagas para 31 cargos nos níveis médio, técnico e superior. Os salários iniciais variam entre R$ 4.005,76 e R$ 8.902,45.
As inscrições aconteceram de 23 de outubro a 13 de novembro. Foram 21.295 inscritos. Destes, 2.951 pessoas se declaram negras (pretas ou pardas) e outras 600 com algum tipo de deficiência (PCDs).
As provas aconteceram no dia 21 de janeiro, em Foz do Iguaçu e Curitiba. Compareceram mais de 15,4 mil pessoas. O número corresponde a 71,3% dos candidatos inscritos para os cargos de nível técnico e médio (com abstenção de 28,7%) e 74,1% dos concorrentes para cargos de nível superior (abstenção de 25,9%).
A Itaipu adota um sistema de processo seletivo semelhante ao de um concurso público. A diferença na terminologia se deve às características peculiares da natureza jurídica da empresa, que não é uma estatal, mas uma binacional regida por um tratado assinado pelos governos brasileiro e paraguaio.
O tratado não estabelece critérios para a contratação de empregados, mas a Itaipu implantou o processo seletivo para democratizar o ingresso na organização.
“O processo seletivo é uma grande oportunidade para os profissionais ingressarem no quadro de funcionários da Itaipu, por meio de uma seleção democrática, inclusiva e transparente”, afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri.