Celebrando 84 anos, Capitania Fluvial entrega medalhas e diplomas à parceiros na fronteira

A solenidade de aniversário foi presidida pelo comandante da capitania, capitão de fragata Uanderson Simonin Lauriano da Silva
WhatsApp
Facebook

A Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) celebrou no último dia 20 de novembro 84 anos de atuação em Foz do Iguaçu. A data foi lembrada nessa terça-feira (26), em uma cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares do município e região.

Responsável pela segurança da navegação, salvaguarda da vida humana nos rios e lagos em sua área de jurisdição, a CFRP desempenha um papel vital na prevenção da poluição hídrica na região. Além disso, sua sinergia com outras forças e órgãos de Segurança Pública tem sido fundamental na redução e repressão aos crimes transfronteiriços e ambientais, destacando-se em ações conjuntas como a Operação Ágata e na Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

A solenidade de aniversário foi presidida pelo comandante da capitania, capitão de fragata Uanderson Simonin Lauriano da Silva, e contou com a participação da banda de música do 5° Colégio da Polícia Militar, que executou o Hino Nacional Brasileiro e canções militares.

Na leitura da Ordem do Dia, o comandante relembrou fatos históricos da CFRP, desde a sua fundação até os dias atuais. Ressaltou ainda o trabalho desenvolvido pela Marinha na Tríplice Fronteira e a parceria com outras forças de segurança.

Na oportunidade também foram homenageadas personalidades civis e militares, além de diversas instituições, que foram agraciadas com medalhas e diplomas de “Amigos da Marinha”.

A medalha é uma condecoração concedida pelos comandos de Distritos Navais e foi criada para agraciar aqueles que se distinguiram na divulgação da mentalidade marítima e da importância do mar para o país, bem como no relacionamento e defesa dos interesses da Marinha em geral.

O diploma, por sua vez, é uma certificação conferida pela CFRP àqueles que colaboram com o trabalho da Marinha em Foz, de forma voluntária, divulgando operações e inúmeras outras ações realizadas pelas equipes ao longo do ano. A cerimônia de aniversário foi encerrada com uma confraternização e coquetel para os convidados.

“A missão da Marinha vai muito além da atividade técnico-militar, dentro dos seus navios. Assim, a contribuição de servidores civis e militares, os quais firmam acordos de cooperação e publicidade, contribuem para o fortalecimento da imagem da instituição perante a sociedade civil”, destacou a capitania.

Sobre a CFRP

Fundada em 20 de novembro de 1940, a CFRP é composta por sua sede oficial
situada na cidade de Foz do Iguaçu, Delegacia Fluvial em Guaíra
(DelGuaíra) e, mais recentemente, o Posto Avançado na cidade de Londrina.

A principal função da Capitania é garantir a tranquilidade da navegação nos rios Paraná e Iguaçu e Lago de Itaipu, além de fiscalizar o cumprimento das normas exigidas para evitar acidentes, tanto em pequenas embarcações de pesca como em navios de turismo e balsas. Ao todo, são cerca de 100 militares atuando diariamente no cumprimento das normas de navegação.

A capitania exerce ainda a atividade de Escola de Formação de Reservistas Navais, atendendo a demanda do Serviço Militar Obrigatório. Anualmente, cerca de 160 recrutas são formados, momento no qual estes jovens aprendem sobre os preceitos militares, como hierarquia e disciplina, além de tradições navais, que contribuem para seu crescimento pessoal e profissional.

Com informações do GDia

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *