Em torno de 30 mil pessoas devem visitar os cinco cemitérios de Foz do Iguaçu no Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro (terça-feira). Os preparativos serão finalizados neste final de semana para receber o público com segurança, seguindo todas as medidas sanitárias de prevenção à covid-19. O Cemitério Parque Iguaçu, localizado no Jardim São Paulo, deve receber o maior número de visitantes. No local estão sepultadas mais de 25 mil pessoas.
Os portões dos espaços públicos serão abertos na data às 7h e fechados às 19h. Durante todo este intervalo haverá plantão nos escritórios para quem precisar de informações ou quiser acertar o pagamento da taxa anual de manutenção dos túmulos, por exemplo. O valor é reajustado todos os anos e atualmente está tabelado em R$ R$ 99,60 por gaveta ou terreno.
Uma parceria entre a Camis Assessoria, empresa que administra os cemitérios, e a clínica Acesso Saúde ofertará atendimentos diversos ao público, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, aferição de temperatura, e outros. Haverá ainda distribuição de água, máscaras descartáveis e álcool em gel de forma gratuita.
“Nós temos uma responsabilidade social com a comunidade local. Pensando nisso, firmamos essa parceria para oferecer itens de segurança sanitária para as famílias que visitarem seus entes queridos no Dia de Finados. Na data, os idosos que quiserem também poderão tomar a vacina da gripe, que será disponibilizada gratuitamente nas capelas dos cemitérios”, explicou a gerente administrativa da empresa, Amanda Camargo.
Na oportunidade, a comunidade poderá contribuir também com a arrecadação de ração para cães e gatos acolhidos por ONGs em Foz. A campanha, desenvolvida pela vereadora Protetora Carol, conta com o apoio Camis e terá pontos de arrecadação nos cemitérios São João Batista e do Jardim São Paulo.
Homenagens
O Dia de Finados deste ano será marcado por homenagens. No ano passado não foi possível realizar missas ou cultos devido a pandemia, mas neste ano, com quase 100% da população adulta vacinada e a flexibilização das medidas restritivas, as celebrações poderão ser novamente realizadas.
No dia 2 de novembro haverá celebração às 8h30 nos cemitérios São João Batista, no centro; e Parque Iguaçu, no Jardim São Paulo. Neste último haverá também outra cerimônia às 17h. No Cemitério Parque Nacional o público poderá acompanhar a missa às 9h30.
Além dos cemitérios a população também poderá participar da Missa de Finados na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A, em dois horários: às 8h na cripta, e às 19h15 na igreja atual.
Orientações gerais
O prazo para reformas nos jazigos e capelas terminou no dia 20, mas quem desejar fazer uma limpeza ou pintura simples em algum túmulo tem até este sábado (30). O trabalho não tem taxa, mas precisa de uma licença que pode ser obtida na secretaria do Cemitério São João Batista, localizado na região central de Foz.
Diante da constante preocupação com a proliferação do mosquito da dengue, a orientação é para que as pessoas evitem levar plantas artificiais ou outros ornamentos que possam acumular água.
No caso de vasos ou floreiras, é possível usar areia para evitar que a água da chuva, por exemplo, acabe servindo de criadouro para os mosquitos. Quem escolher arranjos artificiais não será impedido de realizar a homenagem, mas a Camis alerta que o material será removido posteriormente para evitar problemas. Esta ação está prevista no decreto n° 21.422 de 27 de junho de 2012.
As informações são de GDia