O índice de preços ao consumidor (IPC-Foz) dos itens da cesta básica em junho aumentou 3,6% em relação ao mês anterior (maio). Os maiores aumentos ficaram por conta da alta nos preços do Leite e derivados (18%). Já os itens que mais reduziram no período foram Tubérculos, raízes e legumes (-7,5%).
O grande destaque do mês foi o aumento no preço do leite, cerca de 26,8%. Em maio, por exemplo, o preço médio era de 4,80 e agora está acima dos 6 reais. De acordo com o CEPEA/Esalq, a alta no preço decorre da menor oferta de leite nos últimos meses e a concorrência entre as indústrias de laticínio para assegurar a captação de matéria-prima. Além disso, os elevados custos de produção e a diminuição dos investimentos nos últimos meses também colaborou para a alta nos preços.
Veja também
- Ex-juiz Sergio Moro cumpre agenda em Foz do Iguaçu na sexta, 8
- IAT liberou corte de araucárias do terreno da antiga Santa Casa em Foz
- Foz do Iguaçu amplia oferta da vacina contra a Meningite C
No item tubérculos, raízes e legumes destaca-se a diminuição nos preços do tomate de 18,9%. Essa queda foi devido ao início da safra de inverno como foi relatado no boletim anterior. Também houve queda nos preços da batata (-7,5%) e nos preços da cebola (-2,1%). Entre as frutas, a laranja ficou 7,8% mais barata. Já o preço da banana aumentou 24% no mês de junho. Um dos motivos foi o atraso do desenvolvimento da fruta em decorrência do frio em algumas regiões produtoras.
As carnes no geral ficaram 3,3% mais baratas com destaque para a redução de 3,9% no preço do patinho e 2,3 no preço da costela. Mas há outras carnes que ainda estão caras como, por exemplo, coxão mole com aumento de 5,7% e músculo com preço 6,1% mais caro. O frango também ficou mais caro, cerca de 2,3% em relação ao mês anterior. Em compensação, o preço dos ovos recuaram 1,2% no período.
Fonte: Cepecon/UNILA