O Parque Nacional do Iguaçu, abrigo das majestosas Cataratas do Iguaçu e um dos destinos naturais mais procurados do planeta, agora também tem o céu noturno como destaque entre suas belezas. A Astrofotografia da Ema, imagem produzida com a constelação da Ema, símbolo profundo da cosmologia guarani, foi selecionada para o concurso Capture the Dark, o principal concurso de paisagens noturnas e astrofotografia, promovido pela DarkSky International.
A obra concorre em duas categorias: Júri Técnico e Votação Popular. A votação está aberta ao público até o dia 21 de julho pelo link. Esse concurso celebra as maravilhas da noite e, ao mesmo tempo, conscientiza sobre o que é possível perder com a poluição luminosa. Produzida dentro do Patrimônio Mundial Natural, tendo as Cataratas do Iguaçu como cenário, a fotografia reforça a importância da conservação da natureza, que reflete um céu limpo e puro para a observação dos astros.
Observação do céu
E agora, visitantes do parque podem sentir a energia do cosmos e da natureza. A experiência Céu das Cataratas, lançada em 12 de julho, propõe uma imersão noturna nos mistérios do Universo, na sabedoria guarani e na ciência. As Cataratas do Iguaçu, Maravilha Mundial da Natureza, e o céu estrelado com pouca poluição luminosa, formam um convite irrecusável para uma viagem no tempo e no espaço.
Uma jornada entre astros e ancestralidade
Realizada exclusivamente aos sábados, com grupos de até 20 pessoas, a vivência começa ao anoitecer. O embarque é às 18h30, no Centro de Visitantes, e o retorno ocorre às 20h30. Os participantes são conduzidos a um mirante com vista privilegiada para as Cataratas do Iguaçu, onde espreguiçadeiras, mantas e almofadas criam o cenário ideal para voltar os olhos para o alto.
A experiência mescla observações a olho nu e com telescópio, e explicações acessíveis sobre o Big Bang, galáxias, planetas e o Universo. Ao mesmo tempo, mergulha no modo como os povos originários interpretavam o céu — como guia de tempo e de vida.
Leia também
Reconhecimento nacional
Trata-se de um verdadeiro convite para desacelerar, transcender o comum e encantar-se com o Universo. Por isso, o Céu das Cataratas foi selecionado pela Embratur, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, para compor o projeto “Feel Brasil”, uma curadoria de 101 experiências brasileiras que contam com engajamento de sustentabilidade social e ambiental. Tais destinos turísticos formam um portfólio competitivo de experiências, promovidas internacionalmente pela agência.
Segundo Mario Macedo, diretor-presidente da Urbia Cataratas, concessionária que realiza a gestão turística do parque, o Céu das Cataratas é um convite à reconexão: “Diferente da visita convencional, com a nova experiência, nos transportamos para um conhecimento profundo da cultura local e a relação dela com o Universo, mantendo essa memória viva, guiando narrativas e inspirando novos olhares para esse parque, que é um verdadeiro tesouro.”
Além dessa conexão, a vivência noturna une dois patrimônios em um só momento. O Parque Nacional do Iguaçu, reconhecido pela UNESCO por sua biodiversidade e conservação da Mata Atlântica, e o céu noturno, considerado patrimônio natural e cultural por sua importância histórica para os povos ao longo dos séculos. É um lembrete poderoso de que um céu limpo e estrelado é reflexo direto da preservação ambiental.
Sobre o Parque Nacional do Iguaçu
O Parna Iguaçu, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), é uma unidade de conservação federal, com a gestão da visitação turística realizada pela concessionária Urbia Cataratas S.A. É um Patrimônio Mundial Natural da UNESCO e referência internacional em turismo sustentável.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz