Cheia nos rios Iguaçu e Paraná garante espetáculo das águas em Foz do Iguaçu

WhatsApp
Facebook

Cataratas do Iguaçu com quatro vezes a vazão normal e passarelas abertas; Itaipu com vertedouro aberto após sete meses

A chuvas de maio no Paraná e boa parte do Brasil provocaram a cheia dos rios Iguaçu e Paraná, garantindo o espetáculo das águas em Foz do Iguaçu. O grande volume que caiu no Estado, elevou a vazão das Cataratas do Iguaçu para quatro vezes acima do nível normal. A Itaipu Binacional precisou abrir um dos três vertedouros para manter o nível do reservatório. Ambos os atrativos foram alvo de fake news no final de semana. As informações são de Ronildo Pimentel, no Gazeta Diário.

A região de Curitiba, onde estão as nascentes do Iguaçu, registrou o maio mais chuvoso dos últimos 12 anos, segundo dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Foram aproximadamente 180 milímetros de água em 30 dias, 59% acima da média mensal, com grande volume nos últimos dias do mês, provocando alagamentos e deixando milhares de desabrigados em toda bacia do rio.

As fortes chuvas na cabeceira e bacia hidrográfica do Iguaçu, fez aumentar a vazão de água nas Cataratas do Iguaçu, que no sábado (01) chegou a 6,2 milhões de litros de água por segundo, quatro vezes a mais do que o normal – 1,5 milhão de litros por segundo.

Mesmo com o alto volume de água, a passarela do atrativo continuou aberta para visitação dos turistas, uma vez que não apresenta riscos. Com a cheia, as seis hidrelétricas do Iguaçu abriram as comportas. De acordo com a Copel, que monitora as águas no Paraná, o nível do rio já começou a baixar.

Vertedouro aberto
Depois de sete meses, a Itaipu voltou a abrir o vertedouro, na madrugada de sábado (1º), com um vertimento de 1,3 mil metros cúbicos de água por segundo, equivalente ao volume médio das Cataratas. O procedimento está previsto para ser encerrado nesta segunda-feira (3).

A última abertura do vertedouro havia ocorrido em 18 de novembro do ano passado. O vertimento, que começou aos dez minutos de sábado, deverá ocorrer de forma intermitente, ou seja, ocasionalmente. A abertura de uma das três calhas ocorre em função das chuvas no reservatório de Itaipu e na bacia do rio Paraná.

É graças às chuvas que caem na região Sudeste, por sinal, que a bandeira tarifária das contas de energia, que em junho está amarela, passará a verde em julho, o que significa que não haverá cobrança adicional. A previsão é que as chuvas prossigam ao longo do mês, melhorando a situação dos reservatórios.

Cataratas e Itaipu são alvos de fake news

Com o aumento do volume de água nos rios Iguaçu e Paraná, tanto as Cataratas do Iguaçu como a barragem da Itaipu Binacional viraram alvo de fake news, como são denominadas as notícias falsas na internet.

Na sexta-feira (31 de maio) começou a circular em grupos de Whatsapp e alguns perfis do Facebook, um vídeo de 2014 das Cataratas do Iguaçu, com a água cobrindo a passarela de contemplação. A mensagem tentava passar aos mais desavisados que o acesso a estrutura estaria interditado, o que foi prontamente rebatido pela assessoria de comunicação do atrativo.

Um vídeo da barragem da Itaipu com um suposto “alerta vermelho”, que indica risco de rompimento, também ganhou repercussão nas redes sociais. Na peça, as imagens mostradas retratavam a barragem de Yacyretá, na fronteira da Argentina com o Paraguai, como esclareceu rapidamente a Comunicação da empresa.

Foto: Christian Rizzi

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *