Empresas criaram 150 empregos diretos que se somam aos mais de 2,3 mil novos postos de trabalho com carteira assinada criados apenas nos primeiros oito meses do ano
O prefeito Chico Brasileiro disse nesta segunda-feira, 23, que os novos empreendimentos que estão se instalando ou em construção mostram o potencial econômico de Foz do Iguaçu como uma das mais promissoras regiões do planeta para o ambiente de novos negócios. “Não somos uma cidade de 285 mil moradores, somos uma fronteira trinacional com novos empreendimentos de todo porte que impulsionam o crescimento de toda uma região”, destacou.
Chico Brasileiro participou do início dos serviços de três novas empresas instaladas no Distrito Industrial, criado há mais de 15 anos. “A instalação dessas três novas empresas vale pelos 15 anos do Distrito Industrial, outro espaço importante que foi retomado pela prefeitura com nova infraestrutura e condições de uso para as atividades industriais”, disse.
Leia também
- Foz Cataratas Futsal encara o Cascavel nesta quinta
- UNILA promove lançamentos e exposições na 18ª Feira do Livro de Foz do Iguaçu
As três novas empresas – Arcelor Mittal Comércio de Ferro e Aço, Altomax Comércio de Meias e Cobertores e Hoahi Importação e Exportação Têxtil – estão criando 150 empregos diretos. “Tenho certeza da escolha certa por uma cidade cada vez mais reconhecida internacionalmente pelo turismo, sustentabilidade e exatamente pelo polo de desenvolvimento que representa no país e na América do Sul”.
Centro de compras
Na avaliação de Chico Brasileiro, Foz do Iguaçu está no centro do Mercosul e além das atividades turísticas em expansão e já consolidadas, é um entroncamento logístico, comercial e de serviços na América do Sul. “Um centro internacional de compras e com grande perspectiva de crescimento já que no lado paraguaio da fronteira espera-se a criação de 100 mil novos empregos”.
No lado brasileiro da fronteira, o prefeito disse que os novos postos de trabalho abertos no Distrito Industrial se somam aos mais de 2,3 mil empregos com carteira assinada que foram criados de janeiro a agosto deste ano em Foz do Iguaçu, elevando para mais de 62,8 mil o estoque de empregos, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. “Vale dizer que essa nova frente de trabalho que se abrirá no Paraguai, que sempre contratou brasileiros, a mão de obra local se estende aos empregos e postos de trabalho nas cidades vizinhas”, disse.
Chico Brasileiro lembra que, ao longo deste semestre, grupos de grupos se instalaram em Foz do Iguaçu. O Grupo Muffato abriu a terceira unidade do Max Atacadista, o Assaí Atacadista inaugurou sua primeira loja em Foz do Iguaçu e as Lojas Colombo retornou à cidade como uma nova unidade na Vila A.
No setor de turismo, reitera o prefeito, o Grupo Cataratas já iniciou as ações para a construção do AquaFoz, um empreendimento de R$ 100 milhões às margens da Rodovia das Cataratas. Já a concessionária do Parque Nacional do Iguaçu vai começar em 2024 os investimentos de R$ 600 milhões pelos próximos cinco anos.