Candidato foi reeleito com 41,29% dos votos válidos. Outros oito candidatos disputaram a vaga ao cargo na cidade.
Chico Brasileiro, do Partido Social Democrático (PSD), foi reeleito prefeito de Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná, neste domingo (15).
Ele foi eleito no primeiro turno, com 54.252 votos, o que corresponde a 41,29% dos votos válidos, contra 51.595 votos para Paulo Mac Donald (Podemos), que foi o segundo candidato mais votado.
As urnas chegaram a 100% de apuração às 22h52.
Diferentemente do mandato anterior, o vice-prefeito será o delegado Francisco Sampaio, do mesmo partido.
A Prefeitura de Foz do Iguaçu foi disputada por nove candidatos: Chico Brasileiro, Alemão (PCdoB), Cassio Lobato (Patriota), Luiz (PT), Nelton Friedrich (PDT), Paulo Mac Donald (PODE), Ranieri (PRTB), Sidnei Prestes (Republicanos) e Tatiana Fruet (PROS).
Perfil
Francisco Lacerda Brasileiro nasceu em Piancó (PB), em 7 de outubro de 1965. Casado, Chico é pai de dois filhos.
O prefeito reeleito em Foz do Iguaçu é dentista, formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Na carreira política, ele foi vereador duas vezes (2000-2003 e 2004-2008), foi vice-prefeito (2008) e assumiu o cargo de secretário municipal de Saúde, em Foz do Iguaçu. Também foi deputado estadual (2015-2017).
Propostas
Nesta próxima gestão, o Chico Brasileiro propõe implementar o serviço de telemedicina nas Unidade Básicas de Saúde (UBSs), promover mutirões de cirurgias eletivas, ampliar a unidade de saúde Lagoa Dourada e construir unidades no Bubas, 1º de maio, Parque Presidente e Jardim Alvorada.
Para educação, o prefeito pretende equipar as salas de aula com tecnologia, incluir o ensino de inglês e espanhol, ampliar o atendimento nos centros de convivência com oficinas pedagógicas, culturais e esportivas, e aumentar a oferta de vagas no ensino integral para crianças até três anos.
Com a reeleição, Chico propõe a compra de 100 novas pistolas para a Guarda Municipal, a ampliação de totens de segurança nas praças da cidade, a expansão do videomonitoramento e aprimorar a atuação da Patrulha Maria da Penha.
O candidato reeleito ainda tem como plano para os próximos quatro anos o reforço das ações para a regularização de imóveis, ter um programa de recomposição de contratos de inadimplentes e ampliar as dotações orçamentárias do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social, por meio de convênios, para a construção de novas unidades habitacionais.
Por: G1 Oeste e Sudoeste
Parabéns pela vitoria! S cidade ganha com sua eleição. A probidade, a seriedade às austeridade é as maiores virtudes demonstrada em todos os cargos eleitos ocupado por ele. A crueldade da lealdade escurecida pela ausência de conhecimento da população não se fez sentir como na gestão Paulo Macdonald mas é maior.