Chico Brasileiro vai anular exonerações feitas por Sampaio na Prefeitura de Foz

WhatsApp
Facebook

Chico Brasileiro: “Infelizmente foi uma medida desrespeitosa que será anulada daqui a pouco, assim que sair o Diário Oficial”

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) disse nesta quarta-feira, 6, que vai anular as 38 exonerações de servidores feitas pelo vice-prefeito Francisco Sampaio (União Brasil) durante sua interinidade de cinco dias no comando da Prefeitura de Foz do Iguaçu.

Relembra o GDia que na segunda-feira, 4, Sampaio exonerou 38 assessores que atuam em áreas estratégicas da administração municipal e na terça-feira, 5, tornou sem efeito a portaria de uma exoneração.

“Pedi à Secretaria de Administração um estudo sobre o impacto das medidas, que constatou que não haverá diminuição do gasto público. Até porque, tem indenizações a serem pagas a estes servidores (exonerados). Muitos deles com dois anos de férias a tirar e no final vai dar uma despesa a mais este ano”, disse Chico Brasileiro em entrevista ao jornalista Dante Quadra da Rádio Cultura.

Leia também

Chico Brasileiro, que representou as cidades turísticas da América Latina em fórum na China, disse ainda que as exonerações foram feitas sem planejamento e serão anuladas ainda nesta quarta-feira. “As exonerações tiraram servidores imprescindíveis, como a coordenadora jurídica da Secretaria de Saúde que responde por diversas situações jurídicas na pasta”.

Sem efeito

“Ou seja, o objetivo (das exonerações) não foi redução de custos. Infelizmente foi uma medida desrespeitosa que será anulada daqui a pouco, assim que sair o Diário Oficial”, completou o prefeito. O prefeito afirmou ainda que há preocupação na prefeitura em relação ao limite prudencial (54% das receitas correntes líquidas com a folha de pagamento, de acordo a Lei de Responsabilidade Fiscal), mas que tem muita informação desencontrada a respeito.

“O problema deste índice é o que o TCE (Tribunal de Contas do Estado) considerou todo o contrato do Hospital Municipal. À medida que isto sair, o contrato do hospital que está em processo de revisão, baixa dos 54%. Qualquer medida neste sentido, será uma medida que não tem nenhum efeito”.

Ação judicial

O vice-prefeito Francisco Sampaio assumiu o cargo no final da tarde de sexta-feira (1º de dezembro) amparado em uma liminar concedida pela Justiça. Foi a quarta vez que ele assumiu como chefe do Poder Executivo de Foz do Iguaçu. A primeira ocorreu de 8 a 18 de outubro de 2021, durante a viagem de Chico Brasileiro à ExpoDubai/Paraná Business Experience, a segunda de 14 a 29 de janeiro de 2022, nas férias do titular.

A última vez que Francisco Sampaio havia assumido o cargo de prefeito interino de Foz do Iguaçu ocorreu de 27 de fevereiro a 3 de março de 2023, durante viagem do prefeito à Colômbia, agenda da Frente Nacional da Prefeitos.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *