Regiões da Gleba Guarani, Jardim Naipi e Vila Portes receberão novas unidades de ensino; Cmeis Ozires Santos, no Bubas, será reformado e o Julia Ferrais, no Portal, será reconstruído
Melhorar a qualidade da educação básica, com a construção de novas e modernas unidades de ensino, qualificação dos profissionais da educação e a ampliação do atendimento em período integral nas escolas e Cmeis (Centro Municipal de Educação Infantil). Este é o compromisso da atual gestão, que foi reafirmado ontem pelo prefeito Chico Brasileiro durante a inauguração do Cmei Rosa Cirilo de Castro, no Profilurb II, o 11º entregue pela prefeitura nos últimos anos.
De acordo com o chefe do executivo, a meta é chegar a 15 novos centros de educação infantil até 2024. “Não queremos apenas construir o maior número de Cmeis, mas transformar a educação de Foz do Iguaçu. Queremos ampliar a oferta do período integral e possibilitar a essas crianças um futuro melhor e promissor. Este é um sonho de cidade, que se concretiza pouco a pouco”, disse Brasileiro. Com a inauguração da nova unidade, são agora 44 Cmeis e 50 escolas na rede municipal de ensino, com atendimento a 27 mil alunos.
Veja também
- Projeto para ampliar proteção às crianças e adolescentes tramita na Câmara de Foz
- Foz do Iguaçu tem pacote de duas mil obras
A próxima unidade a ser entregue será o Cmei da Gleba Guarani, que está sendo construído para atender as famílias dos novos conjuntos habitacionais daquela região, como o Angatuba e o Boicy I e II. Também já estão em fase de projetos os Cmeis do Jardim Naipi, que será construído ao lado do Centro da Juventude, e o Cmei da Vila Portes. A construção do 15º está sendo analisada pela Secretaria da Educação conforme a demanda das regiões.
Reformas
Outros investimentos em reformas e ampliações também estão previstos: o Cmei Ozires Santos, no Bubas, passará por reforma e ampliação e o Cmei Julia Ferrais, no Portal da Foz, será reconstruído. Ambos projetos devem ser licitados em breve.
“A reconstrução do Julia Ferrais é uma demanda antiga porque a unidade possui apenas quatro salas de aula e a região aumentou muito nos últimos anos. Com as obras, serão dez salas de aula, ampliando a oferta de vagas, inclusive no integral”, explica o secretário interino da educação, Arthur Thomaz Repelevicz. O investimento para as duas obras ultrapassam os R$ 8 milhões.
Além dos expressivos investimentos na educação infantil, o município trabalha para melhorar a qualidade das escolas, com reformas, ampliações, reconstruções, novos mobiliários, salas de informática, playgorund e a constante capacitação dos professores e demais funcionários. A Prefeitura também aumentou em 75% o investimento em produtos da agricultura familiar, que integram a alimentação escolar dos alunos de toda a rede.
Cmeis entregues de 2017 a 2022
Os Centros Municipais de Educação Infantil construídos (ou reconstruídos) pela gestão municipal foram: Cmei Rubem Alves (Jardim São Paulo), Claudio da Silva Lourenço (Três Lagoas), Profª Heley de Abreu (Três Lagoas), Profª Nidia Benitez (Vila Solidária), Profª Vanderli Moreira (Porto Meira), Profª Onira Caprini (São Roque), Profª Simone Grignet (Jardim Almada), Celeste Sottomaior (Jardim Paraná), Braiz de Moura (Jardim Jupira), Profª Elaine Bernardes Ribeiro (Jardim Buenos Aires) e Rosa Cirilo (Profilurb II).