Chuvas intensas mantêm alerta em Foz do Iguaçu e Oeste do Paraná ao longo da semana

Segundo Simepar, no fim da semana, uma nova frente fria se aproxima do Paraná

20250605 agb chuva 30 1
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

As chuvas típicas de verão, mais frequentes entre o fim da tarde e o início da noite, seguem atuando em Foz do Iguaçu e em todo o Paraná ao longo desta semana. Após um fim de semana marcado por volumes elevados de precipitação em diversas regiões do Estado, o cenário permanece de atenção para a ocorrência de tempestades, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Em Foz do Iguaçu, os acumulados de chuva foram expressivos. Na sexta-feira (9), o município registrou 40,2 milímetros, figurando entre os maiores volumes do Estado. No sábado (10), o volume aumentou significativamente, alcançando 75,6 milímetros, reforçando o quadro de instabilidade no Oeste paranaense. Municípios vizinhos, como São Miguel do Iguaçu, também tiveram registros elevados, com mais de 100 milímetros em um único dia.

De acordo com o Simepar, apesar da redução dos volumes no domingo, a previsão indica a continuidade das pancadas de chuva ao longo da semana. Entre segunda-feira (12) e quarta-feira (14), a instabilidade deve se concentrar principalmente no Noroeste, Norte, Campos Gerais e também no Oeste do Estado, onde está localizada Foz do Iguaçu. O boletim de gestão de riscos, elaborado em parceria com a Defesa Civil, aponta possibilidade de tempestades acompanhadas de descargas elétricas, especialmente no período da tarde.

Entre quinta e sexta-feira, a chuva volta a ganhar força, com tendência de volumes mais elevados. A intensificação está associada à aproximação de uma nova frente fria pelo Sul do país, que deve aumentar a instabilidade em todas as regiões do Paraná. “Na sexta-feira temos o avanço de uma nova frente fria, que traz o aumento da instabilidade para todo o Estado”, explica o meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar.

Em relação às temperaturas, o Oeste do Paraná, incluindo Foz do Iguaçu, deve registrar amanheceres um pouco mais amenos ao longo da semana. Durante a tarde, as temperaturas permanecem elevadas, mas dentro da média para o período, influenciadas pela nebulosidade e pela ocorrência das chuvas.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz