Chuvas obrigam abertura de vertedouros de todas as usinas no Rio Iguaçu, e vazão das Cataratas aumenta 5 vezes

WhatsApp
Facebook
Usina de Segredo (entre Mangueirinha e Reserva do Iguaçu) com vertedouro aberto no Paraná; objetivo é baixar nível de reservatório — Foto: Copel

Aumento do nível do rio impacta diretamente na vazão das Cataratas do Iguaçu, segundo Copel. Vazão normal no ponto turístico é de 1,5 milhão. Nesta terça (10), está em 7,9 milhões

As chuvas registradas no Paraná ao longo do leito do Rio Iguaçu obrigaram a abertura de vertedouros das seis usinas ao longo do rio que nasce em Curitiba e segue no sentido leste oeste, desaguando em Foz do Iguaçu, na fronteira do Brasil com Argentina e Paraguai.

Relembra o G1 Globo que o impacto da abertura dos vertedouros reflete diretamente nas Cataratas do Iguaçu, que tiveram aumento de cinco vezes na vazão de água. O fluxo normal, de 1,5 milhão de litros por segundo, passou para mais de 7,8 milhões na terça-feira (10).

Conforme a Companhia Paranaense de Energia (Copel), que faz o acompanhamento e medição da situação hidrológica do rio, as chuvas registradas em Curitiba e Região Metropolitana, além da região central do estado, desde a última semana, impactaram diretamente na decisão pela abertura dos vertedouros, considerado.
Segundo a corporação, o procedimento é “padrão para garantir a segurança das barragens e da população”.

Continue lendo no G1 Globo

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *