Cinco unidades de saúde em Foz seguem com atendimento até as 22 horas para casos suspeitos de dengue

WhatsApp
Facebook

UBS da Vila Yolanda, Profilurb II, Morumbi III, São João e Cidade Nova também funcionam aos sábados, das 16h às 22h; estratégia visa reduzir o fluxo nas UPAS, que estão atendendo cerca de 60% de pacientes com sintomas leves da doença

Desde o dia 1º de março, as Unidades de Saúde da Vila Yolanda, Profilurb II, Morumbi III, São João e Cidade Nova funcionam até as 22 horas para atendimento a casos suspeitos de dengue. Estas unidades também passaram a funcionar aos sábados, das 16h às 22h.

Leia também

A estratégia adotada pela Secretaria Municipal da Saúde visa facilitar o acesso do usuário ao serviço e principalmente, organizar o fluxo nas UPAS (Unidades de Pronto Atendimento João Samek e Dr. Walter Cavalcante Barbosa), que têm registrado uma média de 450 atendimentos por dia, quase o dobro na comparação com os últimos seis meses, quando a média era de 220 a 240 atendimentos/dia, segundo a coordenação das unidades.

Outra situação é que cerca de 60% dos pacientes apresentam sintomas leves da doença e poderiam receber atendimento na unidade de saúde. “Muitas pessoas tem procurado as UPAS com dor de cabeça”, afirmou o diretor das unidades, Ademir Ferreira.

“A população precisa compreender esse fluxo e procurar a unidade básica de saúde ao primeiro sintoma da doença. Com esse número de atendimentos por dia nas UPAS, o serviço sobrecarrega e o paciente classificado na cor verde (caso leve) pode esperar até quatro horas para receber atendimento”, alertou.

Na Unidade Padre Ítalo, no Porto Meira, 1.810 atendimentos foram realizados do dia 1º de março até a manhã desta terça-feira (07), sendo a maioria (80%) de casos leves da doença. Com a reorganização dos fluxos, o paciente passa pela triagem e avaliação médica e a depender do quadro clínico, poderá ser encaminhado a uma unidade de saúde.

Atendimento ampliado

Apesar do atendimento ampliado até as 22 horas nas UBSs, a diretora de Atenção Primária Márcia Batista afirma que a procura ainda é baixa. Do dia 1º de março até ontem (06) apenas 43 pacientes foram atendidos nas cinco unidades no período das 19h às 22h.

“Ontem (06) tivemos apenas 6 atendimentos no Cidade Nova, 1 atendimento na Vila Yolanda, 12 no Morumbi III e 4 no São João. Conseguimos fazer com que a Unidade Padre Ítalo encaminhasse alguns pacientes para a UBS do Profilurb II, que realizou 20 atendimentos”, detalhou.

Todas as 29 Unidades de Saúde do município são portas abertas para pacientes com suspeitas de dengue ou outras doenças.

Números

Foz do Iguaçu tem, até o momento, 10.566 notificações e 613 casos confirmados de dengue desde o início do ano epidemiológico, em agosto de 2022. Dois óbitos também foram registrados no município. A Vigilância em Saúde também monitora os casos de Chikungunya, que até agora somam 91 notificações e 11 casos confirmados de pessoas residentes na cidade e 47 de não residentes. O município não tem registros de casos de zika vírus.

Atendimento nas Unidades de Saúde

De segunda a sexta até as 22h

Aos sábados: das 16h às 22h

UBS Cidade Nova

Avenida Garibaldi, 4.884, Cidade Nova 2

UBS São João

Rua Mirim, s/n – Lot São João

UBS Morumbi III

R. Cláudio Coutinho, s/n – Parque Res. Morumbi II

UBS Vila Yolanda

Rua Vereador Moacir Pereira, 900 – Vila Yolanda

UBS Profilurb II

Rua Boto, 400 – Profilurb II.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *