Com a confluência dos rios Iguaçu e Paraná, a Roda Gigante e a Ponte de Integração como cenário, Foz do Iguaçu encerrou o circuito Corridas Sanepar edição 2025 no interior do Paraná. Na manhã deste domingo (16), mais de 1.800 atletas de diversas cidades do Brasil e da região da fronteira participaram do evento, número recorde de público. Corrida se consolida como evento que atrai moradores e turistas para a fronteira do Brasil com Paraguai e Argentina.
Mais do que uma competição, o circuito Corridas Sanepar tem como objetivo promover a saúde com incentivo a hábitos saudáveis e a conscientização sobre a importância da preservação da água e dos recursos naturais. O projeto está em sua 4ª edição, consolidando-se como um dos grandes eventos esportivos do Paraná, com a participação de mais de 15 mil corredores ao longo das edições.
O presidente da Sanepar, Wilson Bley, afirma que esta é uma das atividades mais relevantes para conscientizar a população em relação aos cuidados com a saúde física e mental, por meio da prática esportiva e da hidratação com água tratada. “É uma iniciativa que está ligada aos valores e princípios da Companhia e que nos aproxima da comunidade, inclusive promovendo bons exemplos na convivência familiar, com a categoria ‘kids’, em que pais, mães e filhos podem praticar a corrida lado a lado, num momento feliz que certamente ficará na memória daquela família”, diz.
Jean Carlos Franzon veio junto com um grupo de atletas da cidade vizinha de São Miguel do Iguaçu para participar desta etapa das Corridas Sanepar. Aos 45 anos, Jean Carlos trabalha na prefeitura da cidade e correu 5 km. “Este é o segundo ano que venho para esta corrida. Vim com a equipe de 20 atletas da equipe São Miguel Runner. Depois que a gente pega o gosto, não quer perder mais nenhuma edição”, comenta.
O circuito Corridas Sanepar também contou com a participação ativa de empregados da Companhia que fazem questão de participar das edições da prova patrocinada pela empresa. Wagner Dias Marins, 34 anos, operador de estação de tratamento de água em Foz, participa pela terceira vez do evento. “A prova é bem organizada e hoje eu fiz os 5 km em 22 minutos”, diz. Wagner é um entusiasta das corridas de rua. “Eu participo de corrida de rua já tem 13 anos. Antes mesmo de eu entrar na Sanepar eu já corria. E é muito bacana, a gente conhece pessoas e faz amizades”, comenta.
PREMIAÇÃO E PRÓXIMAS CORRIDAS
Foram premiados os três primeiros lugares das categorias de diversas faixas etárias, nas modalidades feminino e masculino, nas distâncias de 5 km e 10 km. As crianças participaram na modalidade Kids e os adeptos da caminhada fizeram o percurso de 5 km.
Além de Foz do Iguaçu, desde janeiro foram realizadas oito etapas nas cidades de Guaratuba, Matinhos, Maringá e Londrina. No dia 14 de dezembro será a vez de Curitiba sediar a corrida, encerrando o Circuito de 2025 na capital paranaense.
O Projeto Corridas Sanepar 2025 é uma parceria entre a Sanepar e o Governo do Estado do Paraná, com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte e do Ministério do Esporte, e realização da AENT – Associação Esportiva. Para participar da próxima prova, os interessados devem fazer a inscrição exclusivamente pelo site.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz


