Ciudad del Este comemora “primavera comercial” no feriado da Independência

WhatsApp
Facebook
Corredores dos shoppings e galerias de Ciudad del Este permaneceram lotados durante o feriadão da Independência no Brasil

Os quatro dias do feriado prolongado do Dia da Independência do Brasil (7 de setembro, terça-feira) garantiram um movimento acima da média no setor comercial de Ciudad del Este, cidade paraguaia na fronteira de Foz do Iguaçu (Brasil). “Os últimos dias foram de grande alívio para a ressentida atividade comercial”, destacou a imprensa local.

A movimentação nas ruas e corredores de shoppings e galerias de Ciudad del Este aumentou a partir do sábado (4). A rádio La Clave, o presidente da Associação dos Vendedores da Avenida San Blas, Víctor López, disse que a presença de compradores aumentou 60%. Os comerciantes esperam que nesta última parte do ano as vendas aumentem, após meses extremamente difíceis como resultado da pandemia, frisou.

Uma “primavera comercial” se viveu nestes dias no centro comercial de Ciudad del Este, destacou a imprensa, que lembrou a presença massiva de turistas brasileiros, que aproveitam as férias no país para fazer compras. Por isso, as lojas prepararam todo o tipo de promoções para atrair mais clientes, informou os comerciantes.

“A partir do sábado começou a chegar gente, a presença de turistas aumentou 60%. Nossas vendas cresceram 100% e para hoje esperamos mais compradores. Depois de muito tempo esse movimento comercial ocorreu”, destacou Víctor López. A boa expectativa do comerciante contemplava também o último dia do feriadão (ontem).

Acima da média

Víctor López ressaltou ainda que os turistas lotaram as ruas da área comercial. “Pela minha parte, vendi 200% a mais e na segunda-feira é muito. Também os companheiros venderam muito bem”, indicou.

O comerciante explicou que a diferença entre o dólar e o real diminuiu nas últimas semanas, aumentando o poder de compra dos brasileiros. “O real/dólar está estável e agora caiu de R$ 5,50 para R$ 5,28 e isso é bom porque se o real cair mais, o comércio sobe mais para nós”, explica.

Ele acrescentou que o dinamismo comercial tem tudo para se recuperar neste restante do segundo semestre de 2021, após meses extremamente complicados devido à pandemia de covid-19, que chegou a paralisar a fronteira durante vários meses.

“(A loja) A Monalisa, por exemplo, volta a reabrir aos domingos depois de muito tempo e isso é bom para nós porque é um estabelecimento conceituado. Quando os turistas vêm visitar Monalisa, sempre vêm fazer as compras conosco também e esperamos que continue assim”, destacou.

Felicidade geral

Víctor López acrescentou que todos estão muito felizes “porque agosto foi um mês muito difícil e setembro chegou até nós, isso nos anima muito e esperamos que o movimento continue assim nas próximas semanas”.

Ever García, comerciantes de uma galeria na região central de Ciudad del Este comentou que realmente foi um dia super agradável para a maioria dos comerciantes locais. Houve um grande afluxo de compradores, por conta do feriado no Brasil, acrescentou.

As informações são de GDia

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *