São 74 novos agentes que durante dois meses receberam treinamento da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu, na Reserva Activa Naval del Este
Um dia após demitir todo o quadro da Polícia Militar de Trânsito (PMT), o prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto Vallejos, voltou a surpreender nesta sexta-feira (20). Logo pela manhã, ele apresentou os novos quadros da corporação, formada agora por 74 agentes treinados profissionalmente pela Guarda Municipal de Foz do Iguaçu e instituições nos últimos dois meses. Eles assumem com o “grande desafio” de recuperar a credibilidade da instituição, informa Ronildo Pimentel, no GDia.
Na quinta-feira (19), Miguel Prieto comunicou o desligamento de aproximadamente 60 agentes da PMT por “falta de confiança” deles com a população do município, localizado na fronteira do Paraguai com o Brasil, na região de Foz do Iguaçu. A maioria dos demitidos, ainda segundo o prefeito, entrou nas gestões dos ex-prefeitos Javier Zacarias Irún e sua esposa, Sandra McLeod de Zacarías. Contra eles, haviam provas e denúncias de corrupção.
Os novos policiais municipais foram “capacitados totalmente” em teorias e práticas referentes a sua função, informa a assessoria da prefeitura. A capacitação ocorreu na Reserva Activa Naval del Este. Os jovens, de acordo com a nota, passaram por “um duro processo” de treinamento.
“Operadores políticos”
Na apresentação dos novos policiais, Miguel Prieto disse que pretende, com a mudança “que realmente trabalhem naquilo que os compete e deixem de serem operadores políticos”, informou Wilson Ferreira, no Última Hora. O prefeito confirmou que há meses os jovens estavam sendo treinados pelos guardas municipais de Foz do Iguaçu.
Ao todo, segundo o prefeito, foram desligados 40 agentes, outros 11 foram comissionados na Divisão de Ordem e Segurança do Município e 10 estão disponíveis para os Recursos Humanos. “Queremos que seja um orgulho prazer parte da PMT, queremos eliminar todo tipo de atos de corrupção e limpar sua imagem”, disse Miguel Prieto.
Capacitação
O programa de formação contou com módulos incluindo aulas de psicologia laboral, primeiros socorros com a Cruz Vermelha Paraguaia e aspectos jurídicos (Regulamentação Nacional de Trânsito e Segurança nas Vias – Lei Federal 5016/2014).
Também práticas com simulações de “ordenamento de trânsito”, relações humanas e públicas e regulamentações de trânsito com a Patrulha Caminera. Representantes da Senatur de Alto Paraná ministraram práticas para uso e operação de rádios, orientação nutricional e outros.
A reorganização com os novos policiais, de acordo com a Prefeitura, tem como meta garantir uma resposta rápida ao caos veicular nas ruas de Ciudad del Este, ainda no combate a corrupção e garantir melhores condições as população local e turistas em relação ao trânsito. Os novos policias vão atuar de uniformes renovados a partir desta sexta-feira.