A Colônia de Férias do Parque das Aves encerrou sua edição de julho com a participação de aproximadamente 90 crianças, que vivenciaram experiências únicas em meio à Mata Atlântica. Realizada entre os dias 14 e 18 de julho, a programação promoveu a sensibilização ambiental desde a infância, por meio de atividades práticas, educativas e lúdicas, em uma iniciativa que reforça a missão do Parque de aproximar visitantes da biodiversidade do bioma.
Durante cinco dias, crianças com idades entre 6 e 10 anos conheceram os bastidores do Parque, acompanharam o cuidado diário com os animais e descobriram a importância de áreas como Nutrição Animal, Neonatologia, Manejo e o espaço Borboletas e Beija-flores. Além disso, conheceram de perto os esforços realizados pela equipe técnica em diferentes áreas do Parque. Cada atividade foi planejada para despertar a curiosidade e fortalecer os vínculos com a natureza em ambiente de ocorrência natural.
A proposta da Colônia de Férias é unir diversão e conhecimento sobre a importância da biodiversidade. “Buscamos construir momentos de descoberta que marcam a infância de forma positiva. Ao conhecerem de perto os animais e os bastidores do nosso trabalho, as crianças desenvolvem vínculos importantes com a natureza que certamente florescerão no futuro”, afirma Gabriela Possato, supervisora pedagógica de Educação para Conservação do Parque das Aves.
Leia também
Participação diversa e depoimentos emocionantes
A edição de julho contou com a participação de aproximadamente 50 crianças de Foz do Iguaçu e região, e as demais de outras cidades do Paraná, além de estados como Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
A recepção foi positiva entre os participantes, com destaque para o entusiasmo das crianças. Romeo Bosso Pinheiro, de 6 anos, morador de São Paulo e que participou durante quatro dias, compartilhou sua empolgação: “Eu adorei a Colônia! Quero voltar ano que vem de novo!”, afirmou.
Tradição no calendário e impacto duradouro
A Colônia de Férias faz parte da programação anual do Parque das Aves e continuará sendo promovida nas férias de janeiro e julho. O projeto contribui para aumentar o senso de pertencimento das crianças em relação à Mata Atlântica e suas espécies, deixando um impacto positivo que permanece além da experiência vivida.
Pais e responsáveis devem ficar atentos às próximas edições, pois as vagas se esgotam rapidamente. A ação é aberta ao público geral e oferece uma oportunidade exclusiva para crianças conhecerem a biodiversidade da Mata Atlântica e os bastidores do Parque.
Sobre o Parque das Aves
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz