Sem cobrador
O prefeito Rafael Greca entrou em rota de colisão com o Sindimoc, sindicato dos trabalhdores do transporte coletivo de Curitiba, desde que botou em prática o projeto para implantar a bilhetarem eletrônica no setor. Segundo cálculos do sindicato, aproximadamente seis mil cobradores perderão o emprego. Em entrevista à imprensa, Greca disse que é preciso avançar e que a “caixinha” de dinheiro é uma invenção do século 19, da época dos bondinhos.
Candidaturas
Enquanto isto, a oposição tenta desidratar Greca, pensando na eleição de 2020, já que ele perdeu aliados para os próximos dois anos com caneta cheia, como o ex-governador Beto Richa e a governadora Cida Borghetti, derrotados em outubro. Agora, segundo anota Fernando Tupan, Greca tem adversários que começam a se movimentar: Ney Leprevost, Fernando Francischini, Goura, Cristiane Yared, Dr. Rosinha, João Arruda e Rubens Bueno.
8,5 novos médicos
O presidente Michel Temer acatou apelo dos prefeitos e abriu 8,5 mil vagas imediatas para Programa Mais Médicos. O anúncio de um novo edital de reposição de profissionais foi feito pelo ministro da Saúde, Gilberto Occhi, durante a mobilização municipalista promovida hoje, em Brasília, pela CNM (Confederação Nacional de Municípios ).
Médicos II
O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Coronel Vivida, Frank Schiavini, participou da mobilização e reiterou – tanto junto ao presidente Temer quanto ao ministro Occhi – o pedido dos prefeitos do Paraná de que o Programa Mais Médicos tenha continuidade. O Paraná poderá perder 428 profissionais, com a saída de Cuba do programa.
Home office
A governadora Cida Borghetti enviou projeto de lei à Assembleia Legislativa que propõe a instituição do teletrabalho aos servidores estaduais. Com o teletrabalho, eles poderão exercer suas atividades fora dos respectivos órgãos e entidades da administração pública, de forma remota, com o uso dos recursos da tecnologia da informação.
Morre vereador
Faleceu na noite de segunda (19), João Almir Troyner. O vereador de Guaratuba, no litoral, passou e maio por uma cirurgia de diverticulite e estava internado desde então. Natural de Ponta Grossa, em 2005, Troyner recebeu o título de cidadão honorário do município.
Carneiro no Buraco
A tradicional festa de Campo Mourão será reconhecida pelo Calendário Oficial de Eventos Turísticos e Gastronômicos do Estado. É o que prevê projeto de lei apresentado pelo deputado Márcio Nunes, líder do PSD na Assembleia Legislativa. O evento, comemorado anualmente no segundo domingo do mês de julho, chegou a 27ª edição em 2018.
Liderança do PSL
A coluna Painel da Folha de S. Paulo adiantou ontem (20), que o filho do presidente eleito, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), atual líder da bancada do partido na Câmara dos Deputados, ganhou concorrência interna na disputa pela função em 2019. Marcelo Álvaro Antônio (MG) e Joyce Hasselmann (SP) são citados como opções para o posto.
Enfim, empregado
O ex-secretário da Fazenda de Beto Richa, Mauro Ricardo, passou os últimos oito meses buscando recolocação no mercado, segundo adianta o blog Contraponto. Queria outro emprego com salário próximo ao que ganhava no Paraná – cerca de R$ 100 mil por mês somando os salários de secretário e jetons de conselhos.
Empregado II
Apelou ao padrinho senador José Serra (PSDB), que em 2014 o havia indicado para Richa. Agora, Serra o queria secretário de Governo na prefeitura de São Paulo. Não deu certo. Acabou nomeando-o “assistente parlamentar junior” em seu próprio gabinete no Senado.