Coluna Grande Expediente 04

WhatsApp
Facebook

UFC? Não, CC

No Centro Cívico, maio começa amarelo não apenas na cor da campanha nacional de conscientização sobre segurança, que visa chamar atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, mas, também pela cor de espanto de testemunhas do ambiente que testemunhou a briga de cardeais da política estadual durante a semana passada. A discussão pela  indicação de cargos comissionados beirou às sessões de artes marciais mistas do tradicional UFC, que, no caso, se confundiu com os desejados CCs. 

CAFÉ NO BULE

Ex-vereador e ex-vice-prefeito de Jandaia do Sul, terra natal do apresentador Ratinho, pai do governador Ratinho Júnior, o atual secretário de estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Paraná (SEDU), João Carlos Ortega, demonstra que além de gozar do reconhecimento do chefe e de ser exímio conhecedor das necessidades dos municípios – completará 6 anos à frente da poderosa Sedu-, também revela-se um hábil e experiente político. Numa recente audiência com o prefeito de Farol (centro-oeste), Oclécio Menezes, Ortega deu a entender com detalhes que nos próximos dias as próximas eleições começam a ser decididas.

YES WE CAN

Em reunião com aliados do Podemos, o senador Álvaro Dias definiu como prioridade e bandeira para 2021 aprovar no Congresso a PEC que insere na constituição a prisão de condenados em segunda instância. Sobre 2022, Álvaro articula nomes de suplentes para compor sua eventual chapa à reeleição. Seguindo o slogan de Barack Obama em 2008, yes we can, que na tradução é “sim, nós podemos”, o grupo quer emplacar o ex-prefeito de Guarapuava e presidente da legenda no Paraná, Cézar Silvestri Filho, dentre os postulantes para a vaga de candidato a vice-governador. Afinal, 2026 é logo ali.

MARÉ ALTA

O secretário de estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, deputado estadual Márcio Nunes recebeu em mãos o cobiçado Prêmio Expressão Ecologia, concedido ao Instituto Água e Terra – IAT, autarquia subordinada à sua pasta e presidida pelo conceituado servidor geólogo Everton Luiz da Costa  Souza. O motivo é o Projeto Neutraliza Paraná, cujo resultado prático representa o plantio de 950 mil mudas em 500 hectares de áreas degradadas para compensar a emissão de gás carbônico na atmosfera. Em sua 27ª edição, com 164 projetos ambientais inscritos, o Prêmio Expressão Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão.

.

GUERRA QUER SABER

O deputado Luiz Fernando Guerra, relator na Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa, emitiu um parecer – aprovado pelo colegiado – através do qual quer saber da Secretaria de Estado da Fazenda – SEFA, mais detalhes sobre o projeto de lei que autoriza a abertura de crédito especial de até R$ 360 mil reais para a realização das despesas necessárias para a extinção da empresa pública Companhia Paranaense de Securitização – PRSEC, criada pelo ex-secretário de estado da Fazenda, o tucano Mauro Ricardo e que acumula prejuízos financeiros superios á R$ 2,5 milhões aos cofres do tesouro paranaense.

SUSPEITAS

Suspeita-se que esses recursos possam vir a ser utilizados para pagar suas remunerações em atraso; uma vez que a empresa só não é pública integralmente por que conta com 3 sócios privados, quais sejam, o ex secretário Mauro Ricardo e dois de seus assessores comissionados à época, ocupantes dos cargos de Diretor-Geral e Chefe de Gabinete.

CARAS NOVAS

Decreto do governador designa a atual Superintendente-geral Luciana Casagrande Pereira Ferreira, arquiteta e ex-presidente da Bienal de Curitiba, para responder interinamente, sem prejuízo de suas atribuições, pelo cargo de Secretária de Estado da Comunicação e da Cultura, em substituição de férias do titular da pasta.

No âmbito do Poder Legislativo, a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná elegeu, em reunião remota na manhã desta segunda-feira (3), o deputado Ademir Bier (PSD) para presidir o grupo. A eleição acontece após um período de vacância pela morte do deputado Delegado Recalcati, ocorrida no mês passado.

DITO & ESCRITO

“MÃE: Três sinais gráficos somente, mas com um sentido profundo. Céu também, só tem três letras, e no entanto, é a redenção do mundo!” (Gilmar Cardoso).

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *